O presidente do Grupo Ric, Leonardo Petrelli Neto, enfatizou a importância do grupo estar entre os parceiros da Maratona Internacional do Paraná. Um evento realizado na noite desta terça-feira (22), no Taj Bar, localizado no bairro Batel, em Curitiba, marca o lançamento da corrida. A ação terá a parceria oficial do Grupo Ric, por meio da Joy Eventos – empresa voltada para entretenimento e grandes produções. A maratona, que está prevista para o início de abril de 2026, será a inauguração da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná.

Idealizada pelas empresas Sportion e CWB Brasil, a maratona terá o apoio estratégico do Grupo Ric, fortalecendo o compromisso do conglomerado com o esporte, o turismo e o desenvolvimento regional. A prova deverá reunir milhares de corredores profissionais e amadores, percorrendo o trajeto entre Caiobá (Matinhos) e Guaratuba, sobre a nova ponte — símbolo de uma das obras mais aguardadas pelos paranaenses.
Papel do Grupo Ric
A diretora de Marketing do Grupo Ric, Laila Sol, destacou que a instituição tem foco em conectar pessoas e apoiar eventos culturais e esportivos no estado. Segundo ela, a maratona simboliza saúde, integração e celebração de um marco histórico para os paranaenses.
“Essa maratona na ponte vai celebrar um marco para o paranaense, e nosso desafio é levar essa maratona para todo o Paraná e para fora”.
Já o presidente do Grupo Ric, Leonardo Petrelli, enfatizou a relevância histórica do evento e o papel do grupo em fomentar iniciativas esportivas e culturais.
“Essa é uma maratona icônica, que vai ficar na história do Paraná, mostrando as belezas do litoral e promovendo saúde, turismo e esporte para toda a população”, afirmou o presidente.
Mario Petrelli, head da Joy Eventos, reforçou que o evento tem o objetivo de movimentar o turismo e promover saúde, o que destaca a importância do percurso sobre a ponte.
“Esperamos uma grande quantidade de pessoas nos dois dias, em torno de 8.000, e com certeza será um marco na história do Paraná”, completou.
Produção e impacto da Maratona Internacional do Paraná
Para João Guilherme, diretor-geral da CWB Brasil, a maratona representa mais do que uma corrida: é uma celebração da região e dos investimentos recentes no litoral. Ele destacou que o evento integra esporte e turismo, atraindo participantes de várias partes do país e do mundo.
“A inauguração da ponte e a maratona são celebrações onde toda a comunidade do litoral e a comunidade paranaense abraçaram isso com muito entusiasmo”, disse.

João também ressaltou a importância da parceria com o Grupo Ric para promover o evento.
“Quando levamos essa ideia pros nossos sócios, eles se empolgaram muito e, de primeiro momento, já abraçaram a ideia e estão junto com a gente trabalhando no projeto”, complementou.
Premiação vai distribuir até R$ 300 mil
Marcos Pinheiro, diretor da Sportion, explicou a complexidade de montar o evento, que envolve planejamento de percursos, logística urbana e integração entre cidades
“Juntar CWB e o Grupo RIC como parceiros para construir um projeto desse tamanho é fantástico. Estamos motivados em entregar um projeto grandioso, com o tempo necessário, e esperamos atrair os grandes nomes nacionais.”
Ele também destacou os prêmios para os atletas de elite e disse que a premiação irá distribuir até R$ 300 mil.
“Quanto aos atletas de elite, a premiação vai distribuir R$ 300.000 em prêmios. Os primeiros colocados da maratona, masculino e feminino, têm um prêmio de R$ 50.000, e o primeiro brasileiro recebe um bônus de R$ 10.000″, disse.
Visão do governo
Helio Wirbiski, secretário de Esportes do Paraná, destacou que a maratona integra um calendário de eventos no litoral, incluindo competições nacionais e internacionais de beach tennis, futset e outros esportes.
“Vamos coroar tudo isso com a inauguração da ponte e essa grande Maratona Internacional, que com certeza será um evento que ficará marcado no calendário do nosso litoral paranaense”.
Já o secretário de Esportes de Curitiba, Professor Euler, disse sobre a importância de eventos que vão além da corrida, tornando-se referência para cidades e estados.
“Existe o esporte no Paraná antes do Ratinho Júnior, do Hélio Wirbinski e depois da gestão deles. O esporte hoje no Paraná é referência para todo o Brasil, e Curitiba felizmente está vindo junto, tornando-se também uma referência como cidade esportiva”.
Fábio Bilek, secretário de Esportes de Guaratuba, reforçou a relevância para o turismo local e a economia.
“Essa é uma maratona que fomenta a economia e o turismo de Guaratuba, celebrando o aniversário da cidade e a inauguração da ponte”.
Perspectiva dos atletas sobre a Maratona Internacional do Paraná
O maratonista e influenciador Edu Rocha afirmou que o evento é uma oportunidade de celebrar o esporte e a região, reforçando o compromisso com a preparação intensa que envolve alimentação, treinos diários e descanso.
“Pra mim, não é só uma corrida, mas um marco de uma data aí da ponte de Guaratuba. Inaugurar a ponte com um esporte que eu mais gosto também é muito gratificante”.
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