Um incêndio de grandes proporções atingiu, na tarde desta quarta-feira (22), os barracões de três escolas de samba localizados na Zona Portuária do Rio de Janeiro. As chamas destruíram completamente o espaço utilizado por, pelo menos, duas agremiações.

A Unidos do Jacarezinho, uma das escolas atingidas, afirmou em nota que o barracão atingido era utilizado para confeccionar as alegorias, adereços e fantasias para o Carnaval 2026, quando a agremiação retornaria à Marquês de Sapucaí após 12 anos.
“O local ficou totalmente destruído, não restando qualquer material intacto para os preparativos do próximo carnaval”, informou a agremiação em nota assinada pelo presidente, Mattheus Gonçalves.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, mais de 40 mil militares de seis quartéis participaram da operação para conter o incêndio. Testemunhas relataram ter ouvido explosões durante o incidente. A Defesa Civil realizará uma perícia para determinar as causas do fogo.
O galpão atingido abrigava materiais de quatro escolas de samba: Unidos do Jacarezinho, Acadêmicos de Vigário Geral, Inocentes de Belford Roxo e Unidos do Porto da Pedra. No entanto, apenas os espaços ocupados por Jacarezinho e Vigário Geral foram danificados.
No caso da Inocentes, apenas uma parede foi atinigida, enquanto o setor da Ponto da Pedra não sofreu impactos.
Confira nota de uma das escolas de samba atingida pelo incêndio no Rio de Janeiro
Em nota publicada nas redes sociais, a Unidos do Jacarezinho lamentou a perda total do material e agradeceu o apoio de outras agremiações e dirigentes da Liga RJ, que prestaram solidariedade logo após o início das chamas.
“É com pesar que a Unidos do Jacarezinho confirma através desta nota oficial que o seu barracão de alegorias, adereços e fantasias situado na Via Binário do Porto, nº 288, no bairro do Santo Cristo, Zona Portuária do Rio, sofreu um incêndio de grandes proporções na tarde desta quarta-feira (22), controlado pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro no final desta tarde. Não houve feridos. O local ficou totalmente destruído, não restando qualquer material intacto para os preparativos do próximo carnaval. A equipe técnica da Defesa Civil iniciará o trabalho de perícia no local, para concluir o seu laudo buscando esclarecer a origem do incêndio.
Todo o projeto já iniciado no barracão de alegorias, adereços e fantasias na confecção do Carnaval 2026 no qual a escola retornará à Marquês de Sapucaí após doze anos foi perdido. A agremiação agradece ao apoio e solidariedade recebidos de todas as agremiações co-irmãs, em especial aos dirigentes da Liga RJ que se fizeram presentes no local prestando toda a ajuda necessária desde o início do ocorrido. A Unidos do Jacarezinho se solidariza com a coirmã Acadêmicos do Vigário Geral nessa enorme perda. No momento não temos como estimar os prejuízos dos materiais de alegorias, fantasias e esculturas perdidos.
Mattheus Gonçalves
Presidente.”
*Com supervisão de Jonathas Bertaze.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui