
“A programação busca retratar a mulher não apenas como tema, mas, principalmente, como agente cultural, criadora e responsável por suas próprias narrativas”, explicou Luciana Casagrande Pereira
Uma programação especial irá homenagear as mulheres com muita cultura durante todo o mês de março em Curitiba. As mostras destacam trabalhos importantes de mulheres protagonistas das artes no Paraná como artistas plásticas, cineastas, escritoras, fotógrafas, dançarinas, ceramistas, artesãs e iniciam nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher. “A programação busca retratar a mulher não apenas como tema, mas, principalmente, como agente cultural, criadora e responsável por suas próprias narrativas”, explicou a diretora de cultura Luciana Casagrande Pereira.
Abertura do Mês das Mulheres
A abertura oficial do evento será com a mostra Cinema de Mulheres, às 19h, no Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) com exibição de O espelho de Ana, de Jessica Candal, e do curta Lírion, de Camila Macedo. Durante todo o mês serão exibidas obras nacionais e estrangeiras dirigidas por cineastas mulheres, sempre terças e quintas, às 15h, no miniauditório do museu.
Ainda no dia 8 de março, o Museu Oscar Niemeyer (MON) conduz uma visita mediada pela exposição Luz = Matéria, que reúne cerca de 200 obras de artistas do acervo. O percurso será realizado por obras de artistas mulheres que estão na mostra. No mesmo dia ocorre uma oficina de autorretrato em stêncil chamada Tenho a mim mesma. As atividades serão conduzidas pelo Educativo do MON.
Confira a programação completa dos espaços:
8 de março
15h | Visita mediada pelas obras das artistas mulheres da exposição “Luz=Matéria”.
MON
16h | Oficina “Tenho a mim mesma”.
Técnica: autorretrato em stêncil.
MON
19h | Abertura oficial do Mês | Cinema de Mulheres
Exibição dos filmes “O Espelho de Ana” (43’, 2011, Curitiba), de Jessica Candal, e “Lírion” (15′, 2018, Curitiba), de Camila Macedo. A sessão será seguida de debate com as realizadoras.
MIS-PR
12 de março
10h | Abertura da exposição “Sobre Vivências: um olhar feminino sobre o Haiti”, da jornalista Adriana Andrade.
MEXP
15h | Exibição do filme “O mundo é culpado”, de Ida Lupino (85’, 1950, EUA)
MIS-PR
12 a 24 de março
Exposição dos figurinos das personagens femininas que passaram pelo Guaíra, como a Julieta, de Romeu e Julieta; Beatriz e Lily Braun, de O Grande Circo Místico; e a pequena Clara de O Quebra-Nozes. De terça a sexta-feira, às 10h30 e 15h30 haverá visita guiada à mostra.
Teatro Guaíra
14 de março
15h | Cinema de Mulheres
Exibição do filme “Floresta dos Lamentos”, de Naomi Kawase (97’, 2008, Japão)
MIS-PR
19 de março
15h | Cinema de Mulheres
Exibição do filme “Retrato de Uma Mulher”, de Jane Campion (144’, 1996, Nova Zelândia)
MIS-PR
21 de março
15h | Cinema de Mulheres
Exibição do filme “A Sorridente Madame Beudet”, de Germaine Dulac (54’ 1922, França)
MIS-PR
26 de março
15h | Cinema de Mulheres
Exibição do filme “20 dedos”, de Mania Akbari (71’, 2004, Irã)
MIS-PR
27 de março
19h
Abertura da exposição com obras da pintora Íria Correia, artista paranaense do século XIX.
MP
28 de março
15h | Cinema de Mulheres
Exibição do filme “O Touro”, de Larissa Figueiredo (78’, 2015, Brasil)
MIS-PR
19h
Abertura da exposição “Transforme Sorrisos”, com obras de crianças e adolescentes, de 7 a 14 anos, em situação de rua, atendidas pela ONG Transforme Sorrisos.
CJAP
30 de março
11h | Encerramento do Mês
Crítica de Arte no Paraná – uma homenagem a Adalice Araújo
Abertura de exposição em homenagem à historiadora e crítica de arte Adalice Araújo com material do arquivo de pesquisa do MAC-PR e obras relacionadas à sua produção crítica.
Hall da SEEC
Até 30 de março
Distribuição gratuita de marcadores de livro das escritoras Ana Cristina César, Helena Kolody e Virginia Woolf.
BPP
Até 31 de março
Exposição “Ero Ere: artistas negras”.
Com obras de Claudia Lara, Elis Brasil, Fernanda Castro, Kênia Cristina, Lana Furtado, Lourdes Duarte e Walkyria Novais, que formam o Ero Ere, um coletivo que trabalha com diferentes técnicas a valorização da arte e seu vínculo ideológico, afetivo e ancestral.
MP
Exposição “A Razão da Paisagem” de Geórgia Kyriakakis.
Instalação com mesas suspensas que desnorteiam o centro de gravidade com um conjunto de fotografias que demarca a ação do vento em árvores.