Especializado em ritmos e percussão brasileira, o percussionista e professor Ari Colares (SP) ministra, nos dias 04 e 05 de outubro, três oficinas que integram a programação da Jornada de Ritmo, Música e Movimento, promovida pela Cena Hum Academia de Artes Cênicas, com apoio da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Com muita prática rítmica, movimento corporal e cantoria, as atividades são voltadas a educadores, artistas, estudantes e demais interessados.

No dia 04, das 14 às 17 horas, será ministrada “Samba de roda e samba”, na qual Ari ensina técnicas de percussão, cantoria e dinâmica corporal a partir do estilo musical tradicional afro-brasileiro.

No mesmo dia, das 19 às 22 horas, “Coco de roda e baião” aborda, de forma didática e divertida, técnicas de execução do pandeiro, atabaque, ganzá, zambumba e triângulo.

“Jongo”, que será ministrada no dia 05, das 9 às 12 horas, vai explorar o ritmo cultural africano, de grande influência na formação do samba, através de variados instrumentos e um forte trabalho de percepção corporal. Serão ensinadas técnicas de execução do ritmo, com atabaques e outros instrumentos, além de dinâmicas corporais.

Em cada oficina oferecida pela jornada são disponibilizadas 30 vagas. As inscrições para cada uma delas custam R$ 80,00 (escolhendo 3 oficinas, é dado 10% de desconto) e podem ser realizadas através do endereço www.percussionices.blogspot.com ou pessoalmente na Secretaria da Cena Hum (Rua Senador Xavier da Silva, 166, São Francisco – Curitiba. Telefone de contato: 41-3333-0975).