O Balé Teatro Guaíra encerra nesta semana a temporada 2013 com duas coreografias. “Predicativo do Sujeito”, de Alex Soares, e “Desvio”, de Airton Rodrigues, estrearam em agosto com cenários e figurinos do premiado artista Gelson Amaral. As apresentações acontecem de 6 a 8, sexta e sábado, às 20h30, e no domingo, às 18 horas, no Guairão.
A apresentação inicia com “Desvio” de Airton Rodrigues, integrante do Balé Teatro Guaíra, que traz ao palco cinco bailarinas e um bailarino, personagem que faz a ligação entre as cenas. A trilha sonora foi composta por Thiago Ramalho especialmente para o balé.
Em “Predicativo do Sujeito”, de Alex Soares, são sete bailarinos e uma bailarina no palco. “A peça mostra toda a força de um elenco masculino em cena e ao mesmo tempo aborda, com humor sarcástico, aspectos presentes na nossa sociedade: a questão da aceitação do lado feminino, que na peça é representado por uma única mulher, por aqueles sujeitos chamados de “machos alfa”, explica Alex. A primeira parte da trilha sonora foi composta por ele e contém no fundo sons de cavalos e máquinas registradoras, até culminar na segunda parte com o clássico Bolero de Ravel.
As duas coreografias foram apresentadas no Ceará, em outubro, durante a 9ª Bienal Internacional de Dança em Fortaleza.