A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) anunciou os livros vencedores do Prêmio Paraná de Literatura 2014. Na terceira edição, o concurso selecionou obras inéditas, de autores de todo o País, em três categorias que homenageiam figuras importantes da literatura paranaense.
O júri apontou “Operação impensável”, de Vanessa Barbara (SP), como o melhor romance (prêmio Manoel Carlos Karam). “No início”, de Adriana Griner (RJ), venceu a categoria de contos (prêmio Newton Sampaio). E “Fios”, de Sônia Barros (SP), foi o destaque entre as obras de poesia (prêmio Helena Kolody).
Cada um dos autores receberá R$ 40 mil e terá sua obra publicada pela Biblioteca Pública, com tiragem de mil exemplares. A entrega oficial dos prêmios e o lançamento dos livros acontecem no dia 12 de dezembro, em um evento na BPP. Neste ano, a comissão julgadora, formada por nove membros, avaliou 636 trabalhos.
Elvira Vigna, Regina Zilberman e Lourival Holanda foram os jurados da categoria Romance. Cíntia Moscovich, Antonio Carlos Viana e Paulo Venturelli escolheram o melhor livro de contos. Luci Collin, Augusto Massi e André Seffrin analisam as obras de poesia. A comissão foi presidida por Rogério Pereira, diretor da BPP.
“O Prêmio Paraná tornou-se rapidamente um dos mais importantes do Brasil. Prova disso é que boa parte dos livros vencedores nos anos anteriores acaba ganhando edições por grandes editoras brasileiras”, diz Pereira. “Esse tipo de concurso é fundamental para fortalecer a literatura brasileira, chamando a atenção dos leitores para excelentes livros de autores contemporâneos”, completa.