O bloco carnavalesco Garibaldis e Sacis abriu oficialmente o Carnaval de Curitiba neste domingo (25), a partir das 15h. A primeira festa pré-carnaval da capital acontece na Avenida Marechal Deodoro, que será novamente o palco da festa que reuniu milhares de foliões em 2014. Neste domingo são esperadas as fantasias tradicionais do carnaval: palhaços, piratas, arlequins, pierrôs e colombinas.
As homenagens do bloco para este ano são para os irmãos Israel Machado e Gilberto Machado Fomo, ex-integrantes da bateria do grupo que faleceram ano passado. Além disso, a camiseta oficial do Garibaldis e Sacis, vendida nas saídas do bloco, vai homenagear ainda o humorista mexicano Roberto Balaños, que interpretava os personagens Chaves e Chapolin.
Além da saída do próximo domingo, o Garibaldis e Sacis tem outras duas datas de folia. No dia 07 de fevereiro o bloco se apresenta no bairro Sítio Cercado, na Avenida São José dos Pinhais. Já no 08 de fevereiro, a festa volta para a Marechal Deodoro, desta vez com a participação da Orquestra Contemporânea de Olinda. Todas as apresentações começam a partir das 15h.
“O Garibaldis e Sacis promove atividades durante todo o ano. São oficinas, apresentações, o Arraiá da Anita e o bloco de pré-carnaval que sempre prepara surpresas. Este ano ficamos também satisfeitos com a diversidade promovida. Queremos que Curitiba esteja viva e que a festa contemple todas as tribos. Aprovamos o espaço para a diversidade, inclusive ficamos satisfeitos com os novos blocos que vão se formando”, afirma o carnavalesco Itaercio Rocha.
Clique aqui para conferir a programação do Carnaval de Curitiba
Estrutura
Desde o ano passado, a Marechal Deodoro voltou a receber o desfile das escolas de samba de Curitiba e as festividades do pré-carnaval. Para este ano, a Prefeitura pretende montar a mesma estrutura para receber os foliões.
Segundo a Fundação Cultural de Curitiba, a avenida estará cercada entre os cruzamentos com a Rua Barão do Rio Branco e Avenida Marechal Floriano e terá entradas e saídas pelas ruas Barão do Rio Branco, Marechal Floriano e pela Rua Monsenhor Celso. O percurso dos blocos também começa na Barão do Rio Branco e termina na Marechal Floriano (veja o mapa abaixo).
A Prefeitura garante que terá a Guarda Municipal, a Polícia Militar e seguranças particulares acompanhando todo o evento. Banheiros químicos estarão instalados em toda a extensão da via e, de acordo com a organização, haverá espaço adequado para que portadores de necessidades especiais também aproveitem a festa. Não será permitida a entrada com garrafas de vidro.
Nos dias de festa, o trânsito de veículos na Marechal Deodoro será bloqueado a partir das 14h e liberado após as 20h. O acesso ao local também pode ser feito por ônibus, que continuarão atendendo a região normalmente, apenas com alguns ajustes de rota.
