Os curitibanos voltam a contar neste domingo (5) com o circuito ciclístico Ciclolazer. O trajeto liga o Passeio Público ao Bosque do Papa. As atividades dos vão das 8h às 16h e são desenvolvidas na Avenida Cândido de Abreu até a rotatória da Rua Deputado Mário de Barros. Na Praça Nossa Senhora de Salete são realizadas ações de recreação como tênis de mesa, obstáculos para skate e atrações voltadas para o ciclismo.
O Ciclolazer foi implantado no final de abril do ano passado e levou mais de 20 mil ciclistas nos domingos em nove meses. O projeto substituiu o antigo trajeto que era realizado nas ruas centrais de Curitiba, com um novo conceito que valoriza o uso da bicicleta e dos espaços públicos. Com a resposta do público, em novembro do ano passado, um convênio assinado entre a Prefeitura de Curitiba e a Caixa Econômica Federal, vai disponibilizar o empréstimo de bicicletas e triciclos para a população. O número de monitores espalhados pelo trajeto também terá um aumento.
Já a Pedala Curitiba, projeto que proporciona aos ciclistas o espaço para pedalarem a noite em seus bairros, contou com a participação de 12.472 pessoas. O trajeto de 15 quilômetros possui níveis de dificuldade variados e passou a contar com sete das nove regionais da capital: Matriz, Cajuru, Tatuquara, Boqueirão, Boa Vista, Santa Felicidade e Portão.
Para participar da Pelada Curitiba é necessário ter no mínimo 15 anos e apresentar equipamentos de segurança, é possível emprestar os equipamentos com os organizadores mediante a apresentação do documento de identidade.
“O programa levou à população dos bairros a oportunidade de participar de ações e eventos esportivos que antes se concentravam apenas na região central da cidade. Desta forma, conseguimos mobilizar as pessoas, que deram uma resposta muito positiva aos projetos”, disse Aluisio de Oliveira Dutra Junior, secretário do Esporte, Lazer e Juventude.