Foto: Divulgação

Não se sabe ao certo quanto de dinheiro foi envolvido para convencer o guitarrista e baixista a voltarem a se posicionarem do lado de Axl Rose no palco – dizem que as cifras ultrapassaram os US$ 3 milhões por performance

A turnê Use Your Illusion, cujo repertório incluía os dois discos de mesmo nome lançados dois anos antes, colocou o fim em uma parte importante da história do Guns N’ Roses. Na noite de 17 de julho de 1993, a banda não seria a mesma. O trio de frente formado por Axl Rose (voz), Slash (guitarra) e Duff McKagan (baixo), não voltaria a se apresentar junto por mais de duas décadas.

Não se sabe ao certo quanto de dinheiro foi envolvido para convencer o guitarrista e baixista a voltarem a se posicionarem do lado de Axl Rose no palco – dizem que as cifras ultrapassaram os US$ 3 milhões por performance. O que importa é que deu certo.

A turnê do Guns N’ Roses segue agora para o Brasil. No dia 17 de novembro, a banda se apresenta em Curitiba, na Pedreira Paulo Leminski, antes disso, faz show em Porto Alegre (Estádio Beira-Rio, dia 08), toca em duas noites seguidas em São Paulo, dias 11 e 12, no Allianz Parque. O giro pelo País ainda contará com shows no Rio de Janeiro (no Engenhão, dia 15) e em Brasília (Estádio Nacional, dia 20).

Para se ter uma noção maior da passagem do tempo desde a última performance do Guns N’ Roses antes dessa turnê de reunião, reunimos acontecimentos marcantes daquele ano de 1993.

Fatos de 1993:

  1. Bill Wyman – o guitarrista anunciou que deixaria os Rolling Stones 
  2. David Letterman – O apresentador anunciou que levaria seu Tonight Show para a rede de TV norte-americana CBS 
  3. Michael Jordan – aquele conhecido como o maior jogador de basquete de todos os tempos marcou seu ponto de número 20 mil na carreira.
  4. River Phoenix – o jovem ator e promissor parecia que seria uma estrela em ascensão de Hollywood, mas morreu em 31 de outubro.
  5. System of a Down – Os amigos Daron Malakian e Serj Tankian decidiram formas a banda.
  6. Madonna – Com a turnê The Girlie Show, Madonna fez a sua estreia em palcos brasileiros. Depois daqueles shows no Rio de Janeiro e São Paulo, ela tocou no País mais nove vezes. 
  7. Anitta – Nascia em 1993, em 26 de julho
  8. Frank Zappa – No fim do ano, em 4 de dezembro, morreu o músico Frank Zappa.
  9. Ariana Grande – Nascia em 1993, em 26 de julho 
  10. Realeza? – Foi em 1993 que foi votado no Brasil se o povo gostaria de mudar o sistema de governo do País – inclusive havia a opção de voltarmos à monarquia. O regime republicano venceu. 
  11. Federico Fellini – O cinema ficou mais triste em 31 de outubro com a morte do cineasta italiano. 
  12. Backstreet Boys – Enquanto uma das maiores bandas de rock, o Guns N’ Roses, se esfacelava, nascia o Backstreet Boys. 
  13. Pearl Jam – Foi em outubro de 1993 que a banda lançou o disco Vs. 
  14. Eliana – A apresentadora lançou seu primeiro disco com o brilhante nome de ‘Os Dedinhos’.
  15. Brandon Lee – O filho de Bruce Lee teve uma morte trágica durante as filmagens do filme O Corvo.
  16. Ayrton Senna – Em 1993, o piloto brasileiro encerrou a parceria vitoriosa com a escuderia McLaren. Ele se transferiu para a Williams na temporada seguinte da Fórmula 1. 
  17. Jurassic Park – Foi também o ano de estreia do filme com dinossauros que se mantém como uma franquia até hoje. Na época, o longa quebrou o recorde de arrecadação de bilheteria no primeiro fim de (…) 
  18. Jamaica Abaixo de Zero – Não é nenhum Jurassic Park, mas gostamos desse filme mesmo assim. Ele estreou em 1993.
  19. Aerosmith – A banda de Steven Tyler lançou o disco Get as Grip, que tinha grandes hits do grupo até hoje, como Livin’ on the Edge, Cryin’ e Crazy.
  20. Audrey Hepburn – A atriz morreu em 20 de janeiro daquele ano.
  21. Nirvana – O ano de 1993 foi bastante movimentado para Kurt Cobain e companhia. A banda lançou o último disco de inéditas, In Utero, gravou o especial MTV Unplugged e ainda passou pelo Brasil(…)
  22. Os Imperdoáveis – No cinema, o filme de Clint Eastwood foi o grande vencedor da noite do Oscar ao receber quatro estatuetas.