Histórias de Monteiro Lobato serão contadas e encenadas às comunidades próximas das linhas férreas de Curitiba, entre os dias 9 e 13, por uma carreta itinerante. As apresentações, que envolvem personagens do Sítio do Picapau Amarelo, são direcionadas a crianças entre 6 e 11 anos matriculados na rede pública de ensino.

O projeto “Viajando com Monteiro Lobato” – realizado pelo Ministério da Cultura e o Instituto ALL, com apoio da Fundação Cultural de Curitiba – pretende incentivar o desenvolvimento social, emocional e cognitivo das crianças por meio da literatura infantil.

O roteiro em Curitiba começa na manhã de segunda- feira (9), nas regionais Cajuru e Matriz. Na terça-feira (10), é a vez de Portão e Pinheirinho. Na quarta- feira (11), a carreta passa pelas regionais CIC e no bairro Tatuquara. Boqueirão e Bairro Novo são os locais que recebem as apresentações na quinta-feira (12) e, na sexta- feira (13) as atividades acontecem nas regionais Santa Felicidade e Boa Vista.

Referenciado como precursor da literatura infantil no Brasil, Monteiro Lobato trouxe o mundo do faz-de-conta para as páginas dos livros e iniciou sua contribuição para a formação de jovens leitores. Suas obras despertam o interesse da criança através do imaginário. Ainda conscientiza com a sua literatura, que envolve fatos políticos, econômicos e sociais.

O projeto, que já atendeu mais de 20 mil crianças em 22 escolas, é realizado com incentivo da Lei Rouanet e apoio do Banco Itaú e América Latina Logística.