O “casamento” entre as prefeituras de Curitiba e do Rio de Janeiro – uma brincadeira que fez sucesso no Facebook nos últimos dias – virou coisa séria: uma campanha de incentivo à doação de sangue. As duas prefeituras estão convidando a população a participar no próximo sábado da festa do “Casamento Vermelho”. “Mostre que você tem amor nas veias”, é o apelo do slogan. Em Curitiba as doações deverão ser realizadas no Hemobanco, entre as 8 e as 16 horas. No Rio de Janeiro as coletas serão realizadas no Hemorio, entre 7 e 18 horas.
A campanha é resultado de uma interação bem-humorada que começou na semana passada, quando, por meio de seu perfil oficial no Facebook, a Prefeitura do Rio “pediu em casamento” a Prefeitura de Curitiba. A fictícia – e inusitada – história de amor chamou a atenção de milhares de internautas e páginas oficiais de outras prefeituras e instituições, alcançando todos os cantos do País.
“A Prefeitura do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Curitiba estão selando um lindo casório e promoverão uma ação a favor da doação de sangue. A Portela acredita e deposita seus votos neste grande enlace e convida a Nação Portelense para participar desta linda ação”, escreveu a tradicional escola de samba carioca Portela, em sua página no Facebook. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) aproveitou para solicitar doações também para seu banco: “Com tanto sangue assim, se sobrar um pouco para o nosso Biobanco, vai ser demais”, registrou a UFPR.
Somente o post do convite para o “Casamento Vermelho”, publicado nesta terça-feira (23) na página oficial da Prefeitura de Curitiba, obteve até a manhã desta quarta-feira quase 14 mil curtidas e 3.400 compartilhamentos. Estima-se que o alcance dos posts relacionados ao casamento ultrapassou 1 milhão de internautas.
Estimativas de organizações de saúde apontam que, no Brasil, a cada dois minutos uma pessoa necessita receber sangue. De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 1,7 % da população brasileira, estimada em 203 milhões de habitantes, é doadora de sangue, enquanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) defende que o índice de doadores de sangue em um país deve ser de pelo menos 5% de sua população.
Casamento Vermelho
Sábado, dia 27 de setembro
Onde doar sangue:
Curitiba – Hemobanco, na Rua Capitão Souza Franco, 290 – Bigorrilho
Rio de Janeiro – Hemorio, na Rua Frei Caneca, nº 8, Centro do Rio.