O que é solidão para você? É com essa pergunta que chega o cantor paranaense Dino Bacciotti, que lançou uma música que fala exatamente do assunto mais comentado durante essa quarentena que temos vivido. Como forma de aproximar ainda mais as pessoas e mostrar o quanto nossos problemas podem ser diferentes uns dos outros, o cantor pediu que várias pessoas respondessem a essa pergunta e colocou as respostas em seu clipe.
A música, Todas Respostas, já existia, mas estava guardada. A ideia de tirar a canção da gaveta surgiu durante uma viagem que o cantor fez para fora do país, para um compromisso que teria e que acabou cancelado por causa da pandemia. Ao RIC Mais, Dino Bacciotti contou que se viu dentro da música.
“A música fala justamente de não saber lidar com situações quando fogem do controle. Comecei a pensar em várias ideias, até que chegamos no que foi feito. Eu mesmo fiz a edição do clipe, mas pensamos também em fazer as pessoas participarem desse material. Resolvemos usar o mesmo sentimento que estamos passando na quarentena e perguntar o que é solidão para cada um”.

Dino soltou a pergunta nas redes sociais e se surpreendeu. “Tivemos quase 500 comentários, muitas respostas bem diferentes umas das outras, o que realmente deu a visão que queríamos mostrar às pessoas, de que solidão pode ser interpretada de várias formas por cada um. Fui selecionando e restaram 45 pessoas”.
A letra faz uma reflexão sobre o quanto é complicado lidar com tudo fora do lugar, o quanto a saudade pode alucinar. Para o cantor, o mais interessante foi ver o quão plural pode ser a resposta de uma mesma pergunta. “Teve gente que levou para o lado mais dramático da coisa, teve quem poetizou e outras pessoas entenderam como estágio onde nos preparamos para voltar melhor depois”.
Veja o clipe de paranaense sobre solidão na quarentena
O leque de abordagem da pergunta foi tão grande, que deu ainda mais a dimensão que Dino queria passar em seu clipe. “Tomamos cuidado para não dar uma resposta e sim mostrar que cada um tem um prisma. O que tentamos comunicar é que cada um está passando por uma coisa, mas estamos todos juntos”.
Isolamento rendeu mais uma música, revela Dino
Dino Bacciotti, que é de Apucarana, no interior do Paraná, mas mora em Curitiba há 11 anos, disse que 2020 era para ser um ano em que trabalharia muito, mas a pandemia veio para botar o pé no freio. “Aos poucos vou tentando seguir. Achávamos que faltava pouco em abril, imagina agora, mas tenho trabalhado também”.
Com a inspiração do isolamento, Dino preparou uma nova música, que deve ser lançada ainda neste ano. “É uma música que fizemos na viagem, batizei de Falta Pouco. Fizemos aos poucos, o baterista gravou na casa dele, fomos para o estúdio o mínimo possível”, disse ele, destacando que a música que tem a ver com a pandemia.
