Uma rainha esquecida no tempo. Uma filha que tenta de dez em dez anos resgatar a história da mãe. Um lugar onde está história existe entre lampejos e fragmentos de memórias. Esta é a sinopse do quarto filme da diretora e roteirista paranaense Ana Johann sobre a Rainha da era do Rádio em Curitiba, Lucia Cecília Kubis. O projeto começou em 2009, quando o produtor Ricardo Trento, ficou sabendo desta história e convidou-a para dirigir o projeto.
O filme ao todo levou quatros para a realização, desde a sua concepção e agora começa a ser enviado para Festivais no Brasil e no exterior, o qual já foi selecionado para o 8 Cinema dos Sertões em Teresina onde concorre aos prêmios (melhor filme, melhor roteiro, melhor direção, melhor fotografia, melhor montagem) e fará sua estreia mundial no prestigiado e um dos mais antigos Festivais Internacionais de Documentário, o 54 Dei Popoli em Florença e também no Festival Internacional de Mombai, na Índia.
Logo no início das pesquisas, a diretora se interessou pelo ponto de vista de uma das filhas de Lucia Cecilia Kubis e esta visão que perpassa todo o documentário. “O filme é um documentário, mas que tem uma construção de roteiro e cenário que dialoga também com a ficção e o teatro, na medida em que tem uma atriz e os textos também fazem referencia a isso. Mas o defendo-o como um documentário porque como Fernão Ramos, acredito que um documentário se constrói pelo estilo e pela intensão”, declara a diretora.
Confira matéria apresentada no programa “Paraná no Ar”: