A estatua de bronze de Tiradentes será recolocada no marco zero de Curitiba neste domingo (20). A obra de João Turin foi retirada da Praça Tiradentes em setembro de 2013 para passar por uma restauração no Atelier João Turin, com o acompanhamento da Fundação Cultural de Curitiba.
Os trabalhos de restauração e confecção de moldes foram iniciados no Atelier há cerca de dois anos, depois que os direitos sobre o acervo do escultor foram comprados pelo colecionador curitibano Samuel Ferrari Lago. Foi realizado um levantamento do acervo e, após negociações entre a família Lago, o poder público e descendentes de Turin, o projeto foi viabilizado. É a primeira vez que uma restauração ponta-a-ponta da obra de um artista é realizada no Brasil. O trabalho chamou a atenção do Ministério da Cultura, que está acompanhando o processo, pelo interesse museológico.
A obra foi produzida em Paris, no ano de 1922. Participou do salão dos artistas franceses, recebendo elogios da imprensa. No Brasil, no mesmo ano, participou da exposição comemorativa ao centenário da Independência no Rio de Janeiro, onde recebeu menção honrosa. Em 1927, por ocasião do cinquentenário da imigração italiana no Paraná, João Turin doou a obra para colônia italiana, que por sua vez realizou a fundição em bronze e a ofereceu ao povo do Paraná como forma de agradecer a terra que os acolheu. A escultura possui mais de dois metros de altura.
Uma nova garrafa com uma mensagem sobre a Curitiba de 2014 será instalada dentro da estátua antes da sua recolocação na Praça Tiradentes.
Esta “Cápsula do Tempo” se tornou praticamente uma tradição, desde que a escultura foi retirada, em setembro de 2013, e uma garrafa com uma mensagem de 1932 foi encontrada. O manuscrito com mais de 80 anos revela que outra cápsula do tempo já havia sido colocada no local e relata a mudança de posição do monumento de Tiradentes, instalado no local em 1927.
A mensagem
“Aos 25 dias de janeiro do ano de 1932. Nesta cidade Coritiba, sendo Interventor interino o Dr. João Pernetta, Prefeito Municipal Cel. Joaquim Pereira de Macedo, na Praça Tiradentes, procedeu-se a remoção deste monumento da posição primitiva para a atual que dista daquela cerca de 35 metros, na direção Oeste, tendo sido encontrada uma garrafa contendo uma acta impressa com diversas assinaturas autographos, a primeira pagina do jornal “O Dia” de 21 de Abril de 1927 e algumas moedas de nikel e cobre. A garrafa referida foi colocada na ultima camada de alvenaria bruta e debaixo do pedestal”.
Ficha da obra
Tiradentes
Técnica: Escultura em bronze
Tamanho: monumento
Localização: Praça Tiradentes (Curitiba)
Confira no vídeo a abertura da cápsula em 2013: