Pela primeira vez em Curitiba, no Espaço Cênico, a artista e diretora paranaense Elisabete Finger apresenta a peça BURACO, com entrada gratuita nos dias 16 e 17 de novembro, às 19h. O espetáculo, criado em Berlim, já passou por cidades na Alemanha, em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, procurando se comunicar com as crianças de maneira diferente da narrativa tradicional.
Elisabete ainda conta com a parceria com a portuguesa portuguesa Cinira Macedo e os brasileiros Jamil Cardoso e Sandro Amaral (ambos integraram a companhia de danças Lia Rodrigues).
Quando entra na sala e olha para o palco, o público se depara com uma grande paisagem negra, um grande volume de plástico preto recobre a maior parte da cena. Quando os dançarinos perfuram esta paisagem, começa a aventura, a jornada ao interior do BURACO.
O espetáculo, segundo a coreógrafa, “veio de um desejo de partilhar com um público infantil outras possíveis lógicas relacionais, abrindo espaço para uma aventura sensória e sensível. Um buraco é entendido aqui como uma relação: entre dentro e fora do corpo, entre diferentes corpos, entre diferentes materiais. Buracos são frestas, vazamentos, são passagens para outros lugares, são portais para outros mundos”.
Apesar de ter sido criado para crianças, Elisabete Finger afirma que o trabalho pode ser visto por pessoas de qualquer idade. “É uma peça à qual as crianças podem levar os pais. A peça é feita de imagens abertas, a serem preenchidas pela criatividade de cada um. As crianças o farão do seu modo, os adultos também. Assim, as conversas após o espetáculo são uma troca de imaginários, onde a experiência da criança completa a do adulto e vice-versa”.
Este projeto foi financiado pelo Prêmio Rumos Itaú Cultural Dança 2012/2014, Prêmio Funarte Petrobrás de Dança Klauss Vianna/2012 (Brasil); fundo Senatskanzlei ‐ Kulturelle Angelegenheiten and Bezirksamt Mitte, Fachbereich Kunst und Kultur – Bezirkskulturfonds Berlin (Alemanha).