Grupos de dança de deficientes físicos e/ou intelectuais se apresentarão nesta sexta-feira (25), às 14h horas, e sábado (26), às 20 horas, na segunda edição do Encontro Para-Dançar, no Ginário de Esportes para Pessoas com Deficiência Jamal Farjallah Bazzi, em Ponta Grossa. O espetáculo é gratuito e integra a Virada Cultural, que acontecerá este ano também em Ponta Grossa, além de Curitiba e outros municípios do interior do Estado. O tema do evento será música clássica de cinema, tradicionais gaúchas e pop.

Participam o Grupo de Dança sobre Rodas Corpo em Movimento (Niterói-RJ), que apresentou-se nas Paralimpíadas de Londres, no ano passado; a Cia SuperAção (Castro-PR); o Grupo de Dança Corpo e Alma (Palmeira-PR); o Grupo de Dança Gaúcha Amigos da Tradição (Ponta Grossa-PR); e a União dos Deficientes Visuais – Unidev – com o projeto Dança que Encanta.

Segundo o coordenador do evento, Jorge Schneider, o objetivo do Encontro Para-Dançar é integrar e desenvolver as potencialidades dos deficientes. “A dança inclusiva acontece no mundo desde a década de 60 e no Brasil há muitos grupos para os quais desejamos oportunizar um momento, no qual eles poderão mostrar seus trabalhos e sua arte”, argumenta Schneider.

Além do espetáculo, irão acontecer oficinas e uma mesa redonda com a participação de representantes dos grupos de dança do evento, que discutirão a atual realidade da dança para deficientes. As oficinas e a mesa redonda acontecem também no Ginásio de Esportes Jamal Farjallah Bazzi.

O evento é uma realização do Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Copel e da Beaulieu do Brasil e apoio da Fundação Municipal de Cultura, Fundação Municipal de Turismo e Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Fundação Pró-Amor e Secretaria da Cultura do Paraná por meio do edital Conta Cultura.