Às 8h15 da manhã do dia 6 de agosto de 1945, o mundo testemunhou um dos momentos mais sombrios e decisivos do século XX. Um clarão cobriu a cidade de Hiroshima, no Japão, levando a vida de milhares de pessoas, imediatamente. Três dias depois, outro bombardeiro despejou uma bomba ainda mais forte sobre a cidade de Nagasaki. Passados exatos setenta anos, professores e técnicos dos cursos de Engenharia e Design da Universidade Positivo (UP), de Curitiba, recriam réplicas exatas, em escala real, dos combustíveis de Urânio e Plutônio das bombas que mudaram os rumos da história e abrem uma exposição que retrata o maior genocídio da humanidade.

A abertura da Exposição “70 anos de Hiroshima e Nagasaki” acontece às 8h15 da próxima quinta-feira, 6 de agosto, no Bloco Vermelho da UP. A mostra traz réplicas em tamanho real dos combustíveis de Urânio da bomba Little Boy, que atingiu Hiroshima, e de Plutônio da bomba Fat Man, que caiu sobre Nagasaki. O material, em alumínio, compõe um painel de aproximadamente 3×2 metros que traz ainda cerca de 40 imagens das bombas atômicas e seus esquemas, do Projeto Manhattan e do teste Trinity, além de imagens das cidades japonesas após os ataques.

Serviço
Exposição 70 anos de Hiroshima e Nagasaki
Data: de 6 a 31 de agosto
Local: Universidade Positivo – câmpusEcoville (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Curitiba/PR) – Bloco Vermelho
Entrada Gratuita