Abertura do evento será no domingo (12), às 10h30, com a apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná
A segunda edição do festival ‘Bonecos em Curitiba’ vai movimentar a cidade, com muita criatividade, técnica e encantamento. A abertura do evento será no domingo (12), às 10h30, com a apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná, sob a regência de Alexandre Brasolin, no Guairão, com temas de cantigas de roda e muitas novidades. O festival, que acontecerá até 19 de julho, é realizado pelo Centro Cultural Teatro Guaíra e Associação Paranaense de Teatro de Bonecos (APRTB), com apoio do Teatro Guaíra, Grupo Boticário e Biblioteca Pública do Paraná.
O repertório do concerto é composto por “Fui no Tororó”, “Terezinha de Jesus”, “Nesta Rua”, “Bambalalão”, “Passa, Passa, Gavião”, “O Cravo Brigou com a Rosa”, “A Canoa Virou”, de Heitor Villa-Lobos; “Sapo Jururu”, do Folclore Brasileiro e “Marcha Soldado” e “Cai-Cai Balão”, cantigas de Roda. O evento conta com as participações especiais da cantora Mariana Thomaz, do Palhaço Sarrafo (Felipe Ternes), do Mestre de Cerimônia Beto Hinça e dos bonequeiros Greg Bassani e Guto Scheremetta.
Durante oito dias serão apresentados 22 espetáculos de vinte companhias locais e duas convidadas que prometem animar e colorir a cidade. Marionetes, fantoches, sombras, manipulação direta, teatro de objetos e máscaras desfilarão por diversos palcos da cidade em uma viagem pelo mundo da fantasia e do encantamento, perpetuando a arte milenar do Teatro de Bonecos.
Após a abertura com a Orquestra Sinfônica do Paraná, na manhã do dia 12, o público vai se divertir com a apresentação de “Sala de Banho” da Trágica Cia de Arte, às 16h, no Hall do Teatro José Maria Santos. Às 17h será a vez da Cia Anima Sonho Teatro de Bonecos, de Porto Alegre, apresentar o espetáculo “Bonecrônicas”, no auditório do mesmo Teatro. Com mais de vinte anos em cartaz, o espetáculo encanta o público e já foi apresentado em vários estados do Brasil e, também, em diversos países como Uruguai, Argentina, Venezuela, Colômbia, Equador, Portugal, Espanha, Itália e Japão.
A partir do dia 13 (segunda feira), os espetáculos acontecem na Biblioteca Pública do Paraná, Teatro de Bonecos Dr. Botica, no Teatro José Maria Santos e no Guairinha.