Longa retrata a história de um refugiado ucraniano de 91 anos que retorna a seu país de origem após 68 anos vivendo no Brasil
Iván Bojko é um sobrevivente da Segunda Guerra Mundial. Nascido na Ucrânia, foi tirado à força de seu país em 1942 pelos nazistas para fazer trabalhos forçados na Alemanha, onde permaneceu até 1945. Com o fim da guerra, ele não pôde retornar à Ucrânia porque os russos dominaram o país e declararam inimigos ou traidores todos os cidadãos da então União Soviética que contribuíram com a Alemanha, mesmo que em circunstancias como as vividas por Iván Bojko, que foi capturado e forçado a trabalhar para os alemães. Se retornasse, seria morto (ou preso e enviado para a Sibéria).
Em 1948 conseguiu imigrar para o Brasil, onde permaneceu apátrida por muitos anos. Desde que pisou em solo brasileiro, não pôde retomar contato com seus familiares devido ao bloqueio imposto pelo regime político dos russos em seu país
68 anos depois, Iván Bojko retornou à Ucrânia. Este comovente reencontro com o seu país, sua família e seu passado é retratado no filme “Iván”, baseado nos diários escritos pelo próprio Iván Bojko, que tinha 91 anos quando voltou a pisar em solo ucraniano, poucos anos antes de um novo conflito entre russos e ucranianos ter início no país.
O cartaz do filme, lançado semanas antes da estreia, faz referência direta à Ucrânia, não só por conter alguns dizeres escritos em alfabeto cirílico (utilizado no idioma ucraniano e em outras línguas eslavas), mas também por trazer o personagem Iván Bojko em uma paisagem típica da Ucrânia: um campo de girassóis (um dos símbolos do país) sob um grande céu azul – paisagem que é referência na bandeira do país.
“Iván” é um longa-metragem dirigido por Guto Pasko e viabilizado pela Petrobras. Nesta terça-feira (24) acontece a sessão de pré-estreia em Curitiba a partir das 20h30 (apenas para convidados). A partir do dia 26 de novembro o filme será exibido diariamente no Espaço Itaú de Cinema do Shopping Crystal e no Cineplus Jardim das Américas. As cidades de Castro e Campo Largo também terão exibições do filme.