O fotógrafo curitibano Leonardo Maceira, de 23 anos, ficou cinco meses viajando sem rumo pelo país e, o melhor, sem gastar nada. Inspirado pelo filme “Into The Wild”, ele resolveu se aventurar. Em janeiro deste ano, saiu de casa sem dinheiro e destino certo, apenas com sua câmera na mão e mochila nas costas. Ia de um lugar para o outro com caronas e se hospedava como podia.
O “mochileiro” percorreu cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Apenas voltou para Curitiba porque o chamaram para uma entrevista na televisão.
“Pelo caminho fiz várias amizades, conheci muita gente bacana, muitos lugares incríveis”, disse Maceira. Ele também chegou a ganhar diversos presentes destas pessoas que encontrou – três livros, uma faca, duas camisetas, uma mochila, um tablet e uma gaita. “É impressionante o quanto fui bem recebido nos lugares que passei e como não passei por nenhuma dificuldade”. O próximo destino de Maceira é ultrapassar as fronteiras nacionais e conhecer toda a América do Sul.
O fotógrafo começou a ter experiências com viagens desde a juventude, quando foi jogar futsal na Itália. “Com 8 anos de idade, fui dormir a primeira vez na casa de um amigo de escola. Lá por 1 hora da manhã, comecei a chorar e liguei para minha mãe me buscar. Com 16 anos, em minha primeira noite na Itália, coloquei a cabeça no travesseiro e chorei muito, não sabia o que estava fazendo por lá. E hoje rodo pelo mundo tranquilo”, diz ele.
Na ocasião, Leonardo aproveitou a oportunidade para mochilar na Europa. Ficou um mês com 120 euros, além das passagens aéreas já compradas, conhecendo Dublin, Londres, Barcelona e Paris. Nesta última cidade, dormiu no McDonalds, comendo somente pão com salame e arroz.
Foi nesta sua primeira aventura que Leonardo Maceira comprou uma câmera de vídeo e se encantou pelo cinema. Após 4 anos, voltou para o Brasil, onde estudou o curso da área durante um ano. A partir daí, começaram a surgir seus trabalhos de fotografia.
No final do curso anual de fotografia da Omicron, o tema para o Trabalho de Conclusão de Curso – “O Lugar de Cada Um” – o fez pensar e entender que não existe apenas um local para se ficar. “O mundo é muito grande para ficarmos parados”, afirmou o peregrino, que hoje tem uma página no Facebook chamada “Os Lugares de Cada Um”, com mais de 10 mil curtidas. Confira na galeria acima algumas das imagens captadas por Leonardo.