O governador Beto Richa assinou nesta quinta-feira (16) o contrato e a ordem de serviço para o início das obras de reconstrução do Cine Teatro Ouro Verde, de Londrina. Patrimônio histórico do Paraná, o prédio foi totalmente destruído por um incêndio, em fevereiro de 2012.

A reforma do local será executada pela empresa londrinense Regional Planejamento e Construções Civis, que venceu a licitação, e deve iniciar dia 21 de janeiro, com prazo de conclusão de 18 meses.

Várias gerações de londrinenses tiveram formação cultural no Ouro Verde, com o cinema e, depois, o teatro. O investimento do governo estadual será de R$ 12,6 milhões, recursos oriundos da Unidade Gestora do Fundo Paraná, ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O projeto arquitetônico de reconstrução foi feito em parceria pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e o Sindicato das Indústrias de Construção Civil Norte.

O novo Cine Teatro terá um palco maior, o que permitirá espetáculos de grande porte, além de novo revestimento acústico e nova cenografia. O número de poltronas será reduzido de 853 para 790 para dar mais conforto para obesos e deficientes.

Inaugurado em dezembro de 1952, com projeto arquitetônico de Vilanova Artigas, o Ouro Verde foi adquirido pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1978. Em 1999 foi tombado pelo patrimônio histórico estadual.