Gustavo Horn tem apenas 20 anos e uma daquelas profissões consideradas novas, inimagináveis até há pouco tempo atrás. Ganha a vida produzindo vídeos e grande parte de seu lucro vem da publicidade na internet, principalmente no YouTube.
Seguindo a máxima do cineasta Glauber Rocha, com “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”, produz vídeos sobre situações cotidianas (ou nem tanto) para postar em seu canal na internet, que conta com mais de 346 mil inscritos.
Seus vídeos já somam mais de 20 milhões de visualizações da rede. É como se cada morador de Curitiba tivesse assistido a, pelo menos, 10 dos seus vídeos.
Incentivado pela família, o ainda pequeno Gustavo começou a se formar ator, e a admiração pelo cinema o levou a produzir seu primeiro vídeo aos 12 anos de idade. Não parou mais.
Na internet aprendeu as técnicas que usa na produção dos vídeos que hoje protagoniza e dirige.
Mas a guinada na carreira de Horn começou em 2012, quando foi vencedor do prêmio YouTube NextUp, que premia os produtores de conteúdo com canal no site. A premiação de R$ 20 mil foi usada para aquisição de equipamentos para o estúdio montado na casa onde mora, em Curitiba.
São produções semanais que contam com colaborações de amigos. Tudo na casa-estúdio.
Tudo no YouTube
A internet é o laboratório deste jovem que desde 2006 tem no YouTube o local de apresentação para seus trabalhos.
Seu último vídeo, postado no dia 16 de outubro, já recebeu mais de 100 mil visualizações e mostra um modo inusitado para pedir pizzas. Confira:
Se interessou pelo trabalho dele? Acesse o canal no YouTube e confira todos os seus vídeos: Gustavo Horn.