Uma comovente homenagem ao músico paranaense Waltel Branco abriu oficialmente a Corrente Cultural 2013, neste sábado pela manhã (9), nas escadarias da Universidade Federal do Paraná, na Praça Santos Andrade. Músicos, fãs e autoridades se reuniram e fizeram uma surpresa ao maestro e arranjador. Quando chegou à praça, ele foi recebido com palmas pelos presentes que, em seguida, cantaram a canção “Estrela”, uma das inúmeras composições do músico, que tem 83 anos.
Durante a homenagem, o prefeito Gustavo Fruet disse que o evento representa o espírito da Corrente Cultural de 2013. “O reconhecimento ao Waltel Branco deixa claro que pretendemos dar prioridade aos nossos artistas. É uma justa homenagem para um músico paranaense, que é referência para várias gerações. Curitiba agradece a ele”, disse.
Waltel Branco nasceu em Paranaguá, em 1929. Fez carreira internacional e é considerado o principal nome da música no Estado. Maestro, compositor, arranjador, violonista, guitarrista, produtor, professor é considerado um músico completo. Com um histórico de atuação nacional e internacional, trabalhou com artistas como Henry Mancini, Quincy Jones, Dorival Caymmi e Djavan, além de responder por trilhas musicais de dezenas de novelas. Em parceria com Mancini, compôs a sua canção mais famosa, a trilha da Pantera Cor de Rosa.
“O Waltel é a alma da Corrente Cultural, que tem a ideia de fazer com que Curitiba se reencontre com seus artistas. Prova disso é que abrimos espaço para mais de 50 bandas curitibanas na edição deste ano. Ao homenageá-lo, nós homenageamos a todos os que fazem e vivem da arte nesta cidade”, disse o Marcos Cordiolli, presidente da Fundação Cultural de Curitiba.
As atrações da Corrente
A Corrente Cultural 2013 movimenta Curitiba neste final de semana, oferecendo atrações gratuitas em ruas, parques, praças, museus, teatros e centros culturais. Shows com mais de 50 bandas curitibanas e vários artistas nacionais, como Lenine, Moraes Moreira, Guilherme Arantes, A Cor do Som, Paulinho Moska, Tiago Iorc e Gaúcho da Fronteira, acontecem em oito palcos montados no Centro da cidade, oferecendo uma sequência de espetáculos que começam por volta do meio-dia e se estendem até o final da noite de sábado e domingo.
As atrações musicais começam em seguida nos palcos Conexões – Boca Maldita, Riachuelo, Ruínas, Carlos Gomes, Praça da Espanha e Monsenhor Celso. O Memorial de Curitiba, o Teatro Universitário de Curitiba – TUC e o Museu Oscar Niemeyer – MON também estão integrados à programação, assim como três feiras gastronômicas – Seto Matsuri (na R. Monsenhor Celso), Empório Soho (na Praça Carlos Gomes) e Bar Fest (na Praça Osório).
Uma seleção especial de shows está reservada para o Palco Carlos Gomes. Lá estarão duas grandes atrações nacionais – Gaúcho da Fronteira e Lenine. É neste cenário que também acontece o show “Waltel para Tod@s”, de Ravi Brasileiro, com a participação de Waltel Branco e da cantora Rogéria Holz, e os espetáculos dos grupos artísticos da Fundação Cultural com os seus artistas convidados – UAKTI e Orquestra de Câmara Cidade de Curitiba, Orquestra à Base de Corda e Paulinho Moska, Orquestra à Base de Sopro e Alexandre Nero. O Tributo à Legião Urbana com Kadu Lambach, Black Maria e Estrela Leminski e Teo Ruiz completam a festa na Carlos Gomes.
Artistas curitibanos
A Fundação Cultural de Curitiba é responsável por grande parte da programação da Corrente 2013, que desta vez enfatiza os artistas curitibanos, garantindo ampla participação no evento. Quarenta bandas foram selecionadas através de edital e se juntam às demais atrações e estarão fazendo shows nas Ruínas, na Carlos Gomes, Praça da Espanha, TUC e Memorial de Curitiba.
No Palco das Ruínas, a sequência de shows começa às 14 horas de sábado, com Rafa Gomes, MUV, Banda Gentileza, Djambi, Anacrônica, Confraria da Costa, e continua no domingo, com Trio Quintina, Namastê, Universo em Verso Livre, Léo Fressato, Maxixe Machine, Raíssa Fayet, encerrando com Tiago Iorc. No TUC, o rock prevalece com Narciso Nada, Punkake, Morida, Charme Chulo, Os Penitentes, Sick Sick Sinners, Melódic, Seven Side Diamond, Eugenio Film, Clack Cherry, Trem Fantasma, Alienação Afrofuturista, ANT, Bangstarsm Cabes MC e Tambor de Ideias.
No Teatro Londrina, no Memorial de Curitiba, a música divide o palco com a dança. Estarão lá Thayana Barbosa, Roberto Donato, Jackson Franklin, Julião Boêmio, Simonami, Rapha Moraes, Gerson Bientinez, Murilo da Rós, Edith Camargo, e as companhias de dança Eliane Fetzer e Brainstorm (que apresenta o espetáculo “Unbroken”, vencedor do Rock in Rio Street Dance).
Os artistas curitibanos também terão chance de mostrar o seu talento no palco “Chega e Toca!”, que estará instalado na R. Monsenhor Celso. Para se apresentar, basta chegar e se inscrever no local. Outro palco livre e aberto aos artistas é o “Chega e Dança!”, na Praça do Iguaçu, no Memorial de Curitiba.