Haitianos que vivem na capital celebram data com muita festa e comidas típicas
O Dia da Bandeira do Haiti, em 18 de maio, é uma das datas comemorativas mais significativas para o povo haitiano, como um marco da independência do país. Em Curitiba, a comunidade haitiana radicada na cidade, realiza neste sábado (16) e domingo (17) várias atividades para marcar a data.
Com o apoio da Prefeitura, através da Fundação Cultural de Curitiba e da Assessoria de Direitos Humanos do Gabinete do Prefeito, a Associação dos Haitianos de Curitiba e a Casa Latino Americana (Casla) promovem neste sábado, às 16 horas, um jogo de futebol entre haitianos e brasileiros. A integração prossegue após a partida com um churrasco, a ser realizado no Portal Africano (Praça Zumbi dos Palmares), que fica na Rua Eloi Orestes Zeglin, no Pinheirinho.
Os 211 anos da independência do Haiti também serão comemorados com músicas e comidas típicas neste domingo (17). As atividades ocorrem no Memorial de Curitiba, entre 17h e 22 horas, e contará ainda com a apresentação da Banda Recif, além de outros artistas.
“Dar visibilidade a essa agenda fortaleça as lideranças de defesa dos direitos humanos e é uma forma de combater a discriminação e a xenofobia (aversão a pessoas ou coisas estrangeiras)”, diz o assessor de Direitos Humanos da Prefeitura.
Pastoral do Migrante
Também no dia 17 de maio, a Pastoral do Migrante da Arquidiocese de Curitiba promove a Festa Haitiana em comemoração à bandeira do país. A festa começa às 10h30, na Paróquia São José (Av. Manoel Ribas, 6252), em Santa Felicidade com uma celebração litúrgica presidida pelo Pe. Agler, haitiano e coordenador da Pastoral do Migrante. A festa segue até às 21h com apresentações culturais e comidas típicas no Bosque São Cristóvão.
O evento se integra ao momento de grande imigração ao Brasil, sendo que a capital paranaense se estabelece como o 4º principal destino dos haitianos. O evento também é aberto à comunidade externa e não há bilheteria.