Nunca se buscou tanto trabalhos musicais que tragam mensagens que estamos precisando ouvir. Talvez a pandemia do novo coronavírus expôs às pessoas o quanto somos humanos e precisamos da espiritualidade para enfrentar as situações complicadas que nos acontecem. É nesse ritmo que o cantor Isaías Saad começa a trabalhar, a partir desta quinta-feira (20), seu novo projeto, Livre.
Ao RIC Mais, o cantor contou que o projeto começou a ser pensado há nove meses e seria diferente do que acabou sendo feito agora. “Era para ter sido lançado em outro contexto, mas por causa da pandemia decidimos aumentar um pouco. Seria lançado em março, mas paramos, não era tempo de irmos para estúdio e finalizamos no mês passado”.
Isaías disse que Livre vem num contexto em que, humanamente, não tinha sido desenhado para que ele estivesse. “Mas creio muito nas propostas de Deus e calhou numa época em que precisamos ouvir sobre liberdade. Não é um lugar físico, é um lugar espiritual onde Deus nos coloca”.
“Esse trabalho fala muito sobre o meu processo, o que eu vivi nesses meses, onde não me limito por conta do que está acontecendo. Posso ser livre de dentro para fora. Nesse tempo todo que ficamos isolados em casa, descobri que ser livre não precisa ser um lugar físico, posso estar em casa, mas posso estar feliz por entender os propósitos de Deus em minha vida”.

O projeto audiovisual rendeu ao cantor gospel também a construção de um novo Isaías Saad. Ele, que sempre esteve acostumado ao estilo visual mais escuro, trocou a palheta de cores e deixou tudo mais claro agora. “Foi muito de dentro para fora, a construção de um novo Isaías. Entendi que eu precisava mudar a forma que eu me comunicava com as pessoas e a forma de me vestir, de comunicar minha arte, fala muito sobre o projeto”.
“Gosto muito de olhar depois e lembrar que nessa época virou uma chave na minha vida. Quero olhar para esse projeto daqui uns anos e falar: ‘caramba, nessa época aprendi sobre liberdade’. E também a forma que as pessoas possam enxergar o projeto, já que falamos de liberdade, que seja algo mais leve, mais claro. A parte visual é uma continuação do nome do projeto”.
A primeira música do projeto, Egito, saiu nesta quinta-feira. No mês que vem, Isaías lança mais uma música, chamada Livre, que vem com todo o EP também. Seguindo o cronograma, de 15 em 15 dias, um clipe será cedido nas redes, totalizando o conteúdo integral.
Semeando amor de Deus em tempos de muita indecisão
Isaías comentou que tem encarado a missão de trazer esperança às pessoas de um jeito leve. “Isso, na verdade, não é nada mais ou nada menos do que eu sempre fiz. Entendi desde novo meu chamado, que era trazer o amor de Deus às pessoas. Alegria através das palavras de Deus. Agora se manifestou de maneira mais evidente porque meu trabalho se tornou profissional, mas a missão mais linda é poder levar o amor de Deus às pessoas”.
“Tá tudo mundo desesperado. As pessoas ainda não sabem para onde ir, tudo está muito incerto, e quando entendemos que existe alguém que pode trazer amor, esperança, um fôlego de vida, no caso Jesus, queremos aprender mais sobre ele”.
O cantor percebeu que, nesse período de quarentena e de muita tristeza, a música gospel cresceu. “As pessoas estão em busca de algo real, algo que traga acalento para a alma. Mas a pureza, a alegria, só Jesus pode trazer para a gente. Fico muito feliz em poder ser um instrumento dele para as pessoas”.
Sobre o preconceito que a música gospel ainda sofre, Isaías disse que já foi muito pior. “Hoje eu vejo esse preconceito cada vez mais se diluindo, até porque situações como essa que está acontecendo faz com que as pessoas procurem Deus. Cada vez mais eu vejo que a música gospel está encontrando seu espaço”.

Atingindo corações, de um jeito que nem Isaías Saad imaginava
Isaías contou que dias atrás teve uma das experiências que mais marcou sua carreira até agora. Participou de um programa de TV e cantou uma de suas músicas, mas foi muito além disso. “Cantei Inexplicável Amor e depois de um dia minha equipe recebeu uma mensagem de uma pessoa, contando que a corda estava pronta para se matar e a pessoa ligou a TV para que tivesse companhia naquele momento”.
“Quando ouviu a música, a pessoa perdeu a vontade de se matar e sentiu o amor e a presença de Deus”, contou Isaías.
Veja a entrevista completa com Isaías Saad sobre o novo projeto, Livre:
O cantor, que tem inserido cada vez mais os ensinamentos de Deus de um jeito leve em suas canções, disse que nunca buscou a fama. “Nunca fui atrás de coisas que elevassem meu nome, embora eu saiba que a mídia é um instrumento gigantesco, mas meu desejo sempre foi ver vidas sendo transformadas e salvas. Pra mim, isso é o que me mantem de pé.
Coronavírus veio, sim, para nos ensinar sobre a vida
Para o Isaías, que sempre busca trazer uma mensagem em tudo que se posiciona, a pandemia não aconteceu por acaso e veio para nos mostrar o quanto somos frágeis e dependentes de amor. “A gente percebeu que realmente o que não tem valor na sua vida perdeu valor de fato. Aquilo que entendíamos que era valoroso, nos aprimoramos daquilo. A gente viu que o que precisamos mesmo é saúde e estar bem com nossas famílias e estarmos bem com Deus, porque a doença vem, a morte vem, e sem pedir licença chegam batendo à porta”.
“A gente não esperava o que ia acontecer, mas uma lição chegou para a gente: será que vale a pena perder tanto por causa de trabalho, de dinheiro? Será que vale a pena se matar para conquistar algo e perder aquilo que é valioso, que é ter tempo com a família, com os amigos, com Deus, poder passear mais, viver coisas mais legais“.
Segundo Isaías, de tudo que estamos vivendo, podemos aprender que, mesmo sem tudo que nos escorávamos, podemos enxergar a diante. “Tudo isso abalou muito nosso emocional porque as nossas muletas, aquilo que a gente se apoiava, foram caindo uma por uma. O que eu quero deixar é que sejam pessoas cada vez mais reais, valorizem o simples, porque há muita beleza no simples, valorizem a vida real, seus familiares, a presença de Deus, porque isso sim é eterno, o resto é passageiro”.
