As Faculdades Integradas do Brasil recebem nesta quarta-feira, 14 de agosto, a jornalista gaúcha Eliane Brum. Autora de três livros de reportagem, um romance e ganhadora de mais de 40 prêmios – entre eles, o Prêmio Esso, Vladimir Herzog, Ayrton Senna, Sociedade Interamericana de Imprensa e Prêmio Rei da Espanha -, Eliane vem a Curitiba lançar seu livro “A menina quebrada”, que reúne 64 textos publicados em sua coluna e no site da Revista Época, nos últimos anos. Gratuito e aberto à comunidade, o encontro integra o projeto Academia UniBrasil, que recebe personalidades com o propósito de democratizar a informação e fomentar o debate no ambiente acadêmico.
Eliane se autodenomina uma contadora de histórias e, em cada um de seus textos, é possível perceber sua capacidade para exercer a tarefa de forma sutil e provocativa. Em “A menina quebrada”, a autora passeia pelos mais variados temas, do cinema ao ato de escrever, passando pela sexualidade e atingindo fatos simples do cotidiano, como quando sua afilhada se assusta ao enxergar uma menina com um gesso na perna, na coluna que nomina o livro.
Sobre o ato de escrever e contar histórias, Eliane busca a reinvenção contínua, como mostra um trecho da coluna “Vida de Clichê”: “Quando vou me tornando um tatu-bola, enrodilhada em mim mesma, sou também eu que me cutuco com um pedaço de pau para sair da toca. Conforto é bom, mas é também uma não ação. Sei que apenas chegando cada vez mais perto de mim mesma é que posso alcançar a possibilidade de ser outra. E de fazer do velho em mim algo novo”.