O parque municipal mais antigo de Curitiba passa por obras de limpeza no lago. Fundado há 127 anos, o Passeio Público fará parte de um programa de revitalização da Prefeitura de Curitiba. Esta é a terceira limpeza realizada no lago nos últimos seis anos. Todos os peixes foram transferidos para um local temporário.
“A limpeza não pode ser mais frequente porque causa impacto para os peixes, aves e demais animais que vivem no Passeio Público”, explica o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna, Alexander Biondo.
Outras obras de manutenção foram realizadas recentemente no local. Há pouco tempo, os mais de mil metros da pista de caminhada receberam um pavimento novo e a ponte pênsil teve os cabos de aço trocados, além d passar por uma revisão do piso e engrenagens.
O parque conta com uma área de 70 mil metros quadradas e possui aproximadamente 550 animais de diversas espécies. Além dos bichos, várias árvores, dos mais diferentes tipos, estão plantadas no local, como carvalhos, ciprestes, paineiras, jacarandás, plátanos, ipês-amarelos, canelas e eucaliptos.
Outro local que também passou por obras de revitalização nos últimos dias foi o Zoológico de Curitiba, cuja estrada que dá acesso ao local ganhou um novo asfalto.