O Museu Histórico de Londrina/UEL irá receber, entre os dias 22 e 25 de maio, a 3ª edição da Semana do Café, comemorando o Dia Nacional do Café, no dia 24 de maio. A data marca o início de temporada de colheita do café no Brasil. O evento contará com apresentações culturais, oficinas e outras atrações.

O evento tem como objetivo promover a Rota do Café enquanto produto turístico e patrimônio regional, fortalecer a agenda de eventos municipais, gerar visibilidade e oportunidades de negócio para os empreendimentos da Rota do Café, valorizar talentos regionais, e promover ações culturais e de entretenimento para a comunidade londrinense e regional.

Na quinta-feira (22), às 20h, haverá a espetáculo musical do Grupo Intermezzo e apresentação do Grupo de Artes Cênicas da Fundação Cultural de Ibiporã com “Coração de Café”. Na sexta-feira (23), às 20h, a atração musical será de André Siqueira Trio com o show “Cordas Brasileiras” (aberto ao público). No sábado (24), às 19h, o evento terá apresentação da Orquestra Londrinense de Viola Caipira (aberto ao público).

Haverá também Oficinas de Cafés Especiais; Gastronomia (tenda dos sabores), Entretenimento e Vitrine Rota do Café com estandes de empreendedores da Rota na Região. A novidade este ano será o “Espaço Vivência” onde os visitantes poderão ver o café “in natura” e até experimentar a fruta, a abanação e torra do café, o forno a lenha e a Caixa dos Sentidos onde poderão colocar as mãos e sentir as variações do café. A parceria do SEBRAE com o Museu Histórico é uma forma de resgatar a história desde seus primórdios quando famílias aqui chegavam, cheias de esperanças para trabalhar na terra e no cultivo do “Ouro Verde” – como era chamado o Café aqui na Região.

Rota do Café

O Rota do Café é o principal elemento do Projeto de desenvolvimento “Turismo Norte Paranaense”, empreendido pelo SEBRAE Paraná, Regional Norte, desde 2008. Fruto da parceria com produtores rurais, empreendedores da cultura, do lazer, da gastronomia e entidades do setor. Surgiu como uma nova oportunidade de desenvolvimento para a região norte paranaense. Londrina a antiga “capital mundial do café”, vivencia atualmente, a retomada da produção de cafés na região, com a diferenciação neste segundo momento pela produção de cafés especiais, agregando valor e tornando-se referência em produtividade e aromas singulares do grão.

Para as Oficinas de degustações é necessário fazer inscrição antecipada, pois o número de vagas é limitado.  O Museu fica na Rua Benjamin Constant, 900 – Centro (antiga Estação Ferroviária). Mais informações pelos telefones (43) 3323-0082 e 3324-4641. Contato no Museu com Diretora Profa. Regina Célia Alegro – nos telefones acima. Contato no SEBRAE – Sérgio – pelo telefones: (43) 3373-8034 e 8415-7279.