O 1º Festival de Lazer e Gastronomia Rotas do Pinhão será lançado neste final de semana, no Mercado Municipal de Curitiba, com degustação gratuita de pratos e aulas-show com os chefs de cozinha Leandro Coutinho e Pierre Morisota. O evento envolve 15 empreendimentos das áreas de lazer e turismo da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) que fazem parte de uma rede para fortalecer o turismo local.

O objetivo do festival é transformar o destino Rotas do Pinhão em uma das referências turísticas do Paraná. Segundo o diretor de feiras e mercados da Secretaria Municipal de Abastecimento, Nivaldo Vasconcellos, o evento gastronômico tem o apoio da Prefeitura e integra um programa desenvolvido pelo Sebrae/PR, que tem como principal objetivo a promoção e o fortalecimento do turismo sustentável na Região Metropolitana. “É uma ação que oferece produtos e serviços característicos da região com a identidade cultural de cada município. Também é uma iniciativa que promove a agregação de valor aos produtos e serviços, estimula a fixação da população na área rural e ainda promove a geração de renda”, afirma Vasconcellos.

O pinhão, semente da Araucária – árvore símbolo do Estado –, será utilizado como principal ingrediente em uma série de pratos que foram formulados especialmente para o festival. Quem passar pelo Mercado Municipal no final de semana vai poder provar as receitas gratuitamente, no sábado (08) entre 10h e 15 horas, e domingo (09) das 9h às 13 horas. O visitante também poderá acompanhar a preparação dos pratos em aulas-show, que serão ministradas de meia em meia hora.

O “Homem Pinhão” será o ‘promotor’ do Festival, que termina apenas em agosto. Até lá, os locais participantes, que são restaurantes, pousadas e spa, terão em seu cardápio comidas preparadas com o ingrediente típico da região. Durante o lançamento, será feita a distribuição de um cartão fidelidade e os visitantes que marcarem presença em três estabelecimentos integrantes do programa Rotas do Pinhão, até o final do Festival, concorrerão a prêmios, como almoços e diárias nos spas e hotéis da região. As receitas especiais ficarão disponíveis nos restaurantes a preços especiais, até o final de agosto, quando termina o período de consumo, venda e colheita da semente.