O show Noël, sucesso de crítica e público, foi remontado e será apresentado no Teatro do Paiol na sexta-feira e sábado (5 e 6), às 20h, e no domingo (07), às 19 horas. O espetáculo, que é uma homenagem ao poeta e músico carioca Noel Rosa, foi apresentado pela primeira vez em Curitiba no ano 2006. A relação entre o clássico da MPB e a música contemporânea é um um dos fatores que torna este trabalho um fenômeno. Uma das características do show é a participação especial de uma cantora em cada apresentação. Nesta nova edição a convidada é Mônica Salmaso.
Dar continuidade ao trabalho era um desejo antigo dos músicos do Noël. “Viajar pelo país com este trabalho que ainda tem potencial para crescer e que ainda nos motiva é um sonho”, comenta o ator e cantor Marcio Juliano, idealizador do projeto. Além de Marcio Juliano, Noël traz ao palco o percussionista e flautista Gabriel Schwartz, o violonista Ale Age, o pianista Marcelo Torrone, o clarinetista Sergio Albach – diretor artístico da Orquestra à Base de Sopro do Conservatório de MPB de Curitiba, curador da Oficina de Música de Curitiba e diretor musical do trabalho – e o diretor da Companhia Brasileira de Teatro Marcio Abreu, responsável pela direção cênica do espetáculo.
O homenageado
O repertório é composto por 17 composições de Noel. O poeta da Vila, como era conhecido, morreu precocemente aos 26 anos de idade. Desenvolveu a sua obra de 1929 a 1937, tornando-se a principal referência como compositor popular de seu tempo no Brasil. “O que me motivou a cantar Noel Rosa foi a importância da sua obra. Suas letras e melodias são tão precisas e, ao mesmo tempo, tão irreverentes. Ele transformava os pequenos fatos do dia a dia em poesia. Era genial, revolucionou a música popular brasileira por meio da simplicidade, sabia como ninguém descrever tipos, contar histórias, revelar o cotidiano”, declara Juliano.
Poucos tiveram tanta influência na música nacional em toda a sua história. Noel Rosa foi referência básica para seus contemporâneos e seus sucessores. “Estou contente com o convite, pois Noel é um dos grandes compositores brasileiros. Quem gosta e trabalha com música brasileira, como eu, fica muito feliz em “visitar” as músicas dele e homenageá-lo. É muito incrível que tenha vivido tão pouco e produzido tanta coisa boa”, declara Mônica Salmaso.
O repertório sofreu pouca alteração, porém os arranjos foram aprimorados para o novo show, que não é de samba tradicional. “As músicas estão recebendo naturalmente um novo tratamento nesta remontagem, uma nova escuta, afinal todos nós nos modificamos neste período. O perfil diversificado dos músicos e suas diferentes influências enriquece muito o trabalho. Seguimos no caminho do experimental, do contemporâneo, sem usar clichês para fazer jus aos termos”, conta Albach.
A última montagem contou com mais de 40 apresentações durante quatro anos, em várias capitais brasileiras, inclusive na terra do poeta, atingindo cerca de 15 mil pessoas. O sucesso culminou em 2009 com o lançamento do CD com as músicas do show.
Remontagem do show musical Noël
Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/nº).
Data: 5, 6 e 7 de dezembro de 2014, sexta-feira a domingo
Horário: às 20h (sexta e sábado) e às 19h (domingo).
Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada).