Maringá recebe um show internacional nesse final de semana. A onemanband Wasted Pido, de Veneza, na Itália, está na South America Tour 2013 e toca no Tribo´s Bar, em Maringá, no sábado (17). O show terá abertura da monobanda paulista The Fabulous Gogo Boy From Alabama e do hard core do Ataque de Tubarão, de Maringá. O ingresso custa R$ 18 (antecipado limitado) e R$ 23 no dia.
Wasted Pido tem agenda com mais de 20 shows no Brasil, Argentina e Uruguai até setembro. Ele divulga o disco “The b-low budget sessions” que trouxe na mala para vender nos shows. O som é uma mistura de garage rock, rockabilly punk e surf music. “O Brasil tem ótimas onemanbands”, comentou Wasted Pido sobre seu gênero musical em tocar sozinho no palco. “Estou muito impressionado com a qualidade das bandas brasileiras e fiquei surpreso com a receptividade nos meus shows até agora no Brasil”.
A tour tem quatro shows no Paraná. Na sexta (16) ele toca no café do Pátio, em Cianorte. No sábado (17) são dois shows: no começo da noite no Hush, em Londrina, e às 23h no Tribo´s, em Maringá. E na quarta-feira (21) no Wonka, em Curitiba. Maringá tem tradição de produzir shows lotados e animados de onemanbands estrangeiras. Já passaram pela cidade o holandês Dead Elvis, o mexicano El Monstro e o uruguaio The Amazing Onemanband. Sem contar que as principais monobandas brasileiras tocam todos os anos na cidade.
Monobanda
O gênero onemanband recebeu o nome de monobanda no Brasil. Consiste num músico tocando sozinho no palco, geralmente guitarra, bateria e fazendo o vocal. Outros adaptam gaita, percussão, entre outros ao set. O estilo foi criado pelo americano Hasil Adkins no começo da década de 1950. O jovem Hasil ouvia pelo rádio o DJ anunciando que a música que acabara de tocar era de tal músico. Por exemplo, “Você ouviu Hank Williams tocando ´I saw the light´”. Na cabeça de Hasil somente Hank Williams tocava todos os instrumentos já que o DJ não anunciou outros músicos. Assim ele saiu fazendo barulho pela casa sozinho até ganhar um violão dos pais e criar um gênero sem querer.