A música brasileira perdeu um dos grandes artistas neste sábado, o cantor e compositor Hermeto Pascoal morreu aos 89 anos, no Rio de Janeiro. O multi-instrumentista estava internado no Hospital Samaritano e a morte foi confirmada por familiares neste sábado (13).

Hermeto Pascoal é considerado uma das maiores referências da cultura brasileira. O artista alagoano, que começou carreira aos 14 anos, teve composições em vários ritmos, como jazz, samba, frevo e forró. Em 2024, ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Jazz Latino/ Jazz.
O artista de Arapiraca ganhou reconhecimento nacional com composições criativas e utilização de diversos instrumentos. Em 2023, Hermeto Pascoal se apresentou no palco do The Town.
Lula presta homenagem para Hermeto Pascoal
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou uma nota de pesar pelo falecimento de Hermeto Pascoal. Confira na íntegra:
“A música e a cultura brasileira devem muito a Hermeto Pascoal, que nos deixou neste sábado, dia 13, aos 89 anos. O talento e a incansável criatividade deste alagoano de Arapiraca o consagraram internacionalmente, e influenciaram gerações de músicos de todo o mundo.
Multi-instrumentista, compositor e arranjador, Hermeto transformou em música tudo o que tocava: do piano à flauta, do berrante até instrumentos improvisados de cozinha e brinquedos. Dialogou com o jazz, a música popular brasileira e as tradições regionais. Em 2010, eu tive a honra de condecorá-lo com a Ordem do Mérito Cultural.
Hermeto sempre nos ensinou a não deixar a tristeza dominar. Por isso, convido os brasileiros a celebrarem sua história e sua música. Minha solidariedade à família, aos amigos e a todos que foram inspirados por sua arte. O Brasil se despede com gratidão deste grande artista”, diz a nota.
A causa da morte de Hermeto Pascoal não foi divulgada.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui