A música brasileira perdeu um dos grandes artistas neste sábado, o cantor e compositor Hermeto Pascoal morreu aos 89 anos, no Rio de Janeiro. O multi-instrumentista estava internado no Hospital Samaritano e a morte foi confirmada por familiares neste sábado (13).

Hernesto Pascoal com camisa colorida e chapéu
Hermeto Pascoal tinha 89 anos e estava internado no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

Hermeto Pascoal é considerado uma das maiores referências da cultura brasileira. O artista alagoano, que começou carreira aos 14 anos, teve composições em vários ritmos, como jazz, samba, frevo e forró. Em 2024, ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Jazz Latino/ Jazz.

O artista de Arapiraca ganhou reconhecimento nacional com composições criativas e utilização de diversos instrumentos. Em 2023, Hermeto Pascoal se apresentou no palco do The Town.

Lula presta homenagem para Hermeto Pascoal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou uma nota de pesar pelo falecimento de Hermeto Pascoal. Confira na íntegra:

“A música e a cultura brasileira devem muito a Hermeto Pascoal, que nos deixou neste sábado, dia 13, aos 89 anos. O talento e a incansável criatividade deste alagoano de Arapiraca o consagraram internacionalmente, e influenciaram gerações de músicos de todo o mundo.
Multi-instrumentista, compositor e arranjador, Hermeto transformou em música tudo o que tocava: do piano à flauta, do berrante até instrumentos improvisados de cozinha e brinquedos. Dialogou com o jazz, a música popular brasileira e as tradições regionais. Em 2010, eu tive a honra de condecorá-lo com a Ordem do Mérito Cultural.
Hermeto sempre nos ensinou a não deixar a tristeza dominar. Por isso, convido os brasileiros a celebrarem sua história e sua música. Minha solidariedade à família, aos amigos e a todos que foram inspirados por sua arte. O Brasil se despede com gratidão deste grande artista”, diz a nota.

A causa da morte de Hermeto Pascoal não foi divulgada.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui    

Guilherme Becker
Guilherme Becker

Editor

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.