Interação entre música e artes plásticas através da criação de sons e ritmos através da utilização de tubos coloridos – os chamados “boomwhackers” – e bambolês. Este é o objetivo de três oficinas que serão ministradas, nos próximos dias 28 e 29 de setembro, pelo consultor de Educação, pesquisador e arranjador na área de Educação Musical e Cultura Brasileira, Uirá Kuhlmann (SP). As atividades serão promovidas dentro da Jornada de Ritmo, Música e Movimento, promovida pela Cena Hum Academia de Artes Cênicas, com apoio da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Elas têm como público-alvo educadores, artistas, estudantes e demais interessados.

A primeira oficina, “Música para cartelas e tubos” será realizada no dia 28, das 14 às 17 horas. Nela, os tubos coloridos (Boomwhackers) serão utilizados em atividades repletas de brincadeiras, movimentos e desafios musicais. Os participantes vão aprender a enriquecer as aulas de vivência musical com dinâmicas totalmente colaborativas, usando as notas musicais em forma de tubos, que também podem se transformar em espadas, muletas, pilão e no que mais mandar a imaginação.

No dia 29, das 9 às 12 horas, acontecerá a oficina “Boomwhackers: Música e Cênica”, onde os tubos coloridos serão explorados com o intuito de estimular a criação de palco, permitindo pesquisas de deslocamento pelo espaço e interação entre os participantes.

No mesmo dia, das 14 às 17 horas, os boomwhackers darão lugar aos bambolês desmontáveis em “O bambolê, a música e o movimento”. Na oficina, os participantes serão ensinados a utilizar o brinquedo em sala de aula, nas atividades de música e artes plásticas.

Em cada oficina oferecida pela jornada são disponibilizadas 30 vagas. As inscrições para cada uma delas custam R$ 80,00 (escolhendo 3 oficinas, é dado 10% de desconto) e podem ser realizadas através do endereço www.percussionices.blogspot.com ou pessoalmente na Secretaria da Cena Hum (Rua Senador Xavier da Silva, 166, São Francisco – Curitiba. Telefone de contato: 41-3333-0975).

Sobre Uirá Kuhlmann

Consultor de Educação Musical para professores, escolas públicas e privadas e espaços culturais. Professor de Vivência Musical, pesquisador e arranjador na área da Educação Musical Ativa e Cultura Brasileira. Possui dezenas de arranjos para Instrumental Orff que vão do Folclore Nacional, passando por Trilhas de Filmes e Peças do Repertório Erudito. Atualmente vem se dedicando à escrita de dois livros: “Música em Cartelas para Boomwhackers” e “O Bambolê, a Música e o Movimento na Sala de Aula”.