Neste domingo (30), às 10h30, no Guairão, ocorre o concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná sob a regência de Michael Zilm, maestro titular da Norddeutsche Philharmonie. Além disso, o concerto terá a participação do violinista curitibano Winston Ramalho. O repertório também será composto por trechos da ópera Tannhäuser, de Richard Wagner (1813-1883), em homenagem ao seu bicentenário de nascimento.

O espetáculo inicia com trechos da ópera Tannhäuser – “Abertura e Bacchanale”, do compositor Richard Wagner. A obra é baseada no mito do trovador, um personagem que se deixa seduzir por uma mulher mundana chamada Vênus, contrariando as regras do grupo de trovadores a qual pertencia, que pregava o amor sublime. A obra estreou no Teatro Real de Dresden no dia 19 de outubro de 1845.

Wagner teve grande influência no desenvolvimento da música erudita europeia, sua ópera “Tristão e Isolda” é considerada por muitos como um marco do início da música moderna. Ele também influenciou a filosofia, a literatura, as artes visuais e o teatro. O compositor teve sua própria casa de ópera, o Bayreuth Festspielhaus.

A segunda peça que será apresentada no concerto será “Vida de Herói”, de Richard Strauss (1864 – 1949), um poema sinfônico composto em 1898 que descreve um herói lutando contra seus inimigos. A obra foi classificada como autobiográfica, mesmo considerando a pouca idade do compositor na época.

O maestro – esta é a primeira vez que o maestro Michael Zilm rege a Orquestra Sinfônica do Paraná. Atualmente ele é o diretor-geral de música, de teatro e maestro titular da Norddeutsche Philharmonie, de Rostock. É responsável pela programação dos concertos e espetáculos de ópera. Já realizou um ciclo com a obra integral de Gustav Mahler e, anualmente, apresenta concertos dedicados a cada um dos compositores clássicos do século XX, incluindo Béla Bartók, Alban Berg, Leos Janácek e Arnold Schönberg. Com esse trabalho, Zilm recebeu o prêmio de melhor programação de concertos na Alemanha.

Solista – o violinista Winston Ramalho começou sua carreira artística muito jovem, aos oito anos de idade, e hoje seu trabalho é reconhecido intencionalmente. Venceu vários concursos nacionais e internacionais, entre eles o “Jovens Instrumentistas do Brasil”; “I e II Concurso Paulo Bosisio”; “Concurso Jovens Solistas da Osesp”; “Prêmio Jovem Talento do Soroptimist International of the Americas” e “Shell Competition for Young Musicians”.

Serviço 
Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná
30 de junho às 10h30
Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão
Regência: maestro Michael Zilm, solo violino: Winston Ramalho.
Ingressos: R$ 20

Fonte: CCTG