Curitiba - Curitiba, Joinville e São Paulo recebem a primeira turnê nacional da Orquestra Musicarium – do Musicarium Academia Filarmônica Brasileira. Os concertos serão entre os dias 24 e 31 de julho, com cerca de 70 músicos no palco, entre alunos e professores do Musicarium, além de alunos e professores convidados do Brasil e exterior. A também inclui alunos de outros projetos sociais que terão a oportunidade de realizar a turnê com o Musicarium.

orquestra musicarium joinville em apresentação
Projeto de Joinville integra alunos desde os 4 anos de idade (Foto: Divulgação)

A turnê nacional marca um novo capítulo na trajetória da instituição após o sucesso da turnê internacional realizada em 2024.

As apresentações serão no Teatro Coree Ernesto Heinzelmann, em Joinville, na próxima quinta-feira (24), no Clube Curitibano Sede Concórdia, em Curitiba, no dia 29 de julho, e no MASP Auditório, em São Paulo, no dia 31 de julho. Todos os concertos iniciam às 19h e são destinados a convidados.

O repertório da turnê inclui obras de compositores consagrados com programação específica para cada cidade.

Em Joinville, o destaque fica por conta do Concerto para dois violinos, tendo à frente dois alunos de apenas 11 anos de idade. Já em São Paulo, o público poderá apreciar obras de Liszt e a Sinfonia nº 9 de Dvorák, demonstrando a qualidade e maturidade musical dos jovens integrantes.

Orquestra Musicarium

Localizado em Joinville (SC), o Musicarium atende mais de 180 alunos bolsistas, oferecendo ensino humanista e de excelência. A instituição disponibiliza aulas práticas e teóricas, instrumentos de alta qualidade e contato com renomados professores nacionais e internacionais.

“Além da formação musical, nosso objetivo é que estes jovens se tornem excelentes cidadãos e grandes líderes de referência na sociedade. A futura sede do Musicarium será um marco para consolidarmos ainda mais essa missão de desenvolver talentos e contribuir para a transformação sociocultural do país”, destaca o maestro e diretor-presidente, Sergio Ogawa.

Projeção internacional e novos horizontes

Em 2024, a orquestra realizou sua primeira turnê internacional, criando um valioso intercâmbio cultural e consolidando seu papel na projeção da imagem positiva da música brasileira no exterior – passando por Alemanha, Holanda e Suíça. Para 2027, já está programada uma nova turnê internacional, desta vez com apresentações em prestigiadas salas de concerto nos Estados Unidos e no Japão.

Durante a apresentação em São Paulo, será realizado o pré-lançamento da campanha de naming rights da futura sede do Musicarium – Academia e Concert Hall, um novo espaço cultural que promete trazer o melhor da acústica e infraestrutura mundial para o desenvolvimento de músicos e orquestras de alta performance.

Sobre o projeto de música

O Musicarium Academia Filarmônica Brasileira é o único centro de formação de orquestras de jovens músicos, que recebe crianças a partir de 4 anos de idade, localizado em Joinville (SC). Com um ensino humanista e de excelência, a instituição atende mais de 180 alunos bolsistas. Cerca de 90 empresas e pessoas do Brasil apóiam o Musicarium.

Seja você também Amigo do Musicarium – acesse https://musicarium.org.br
Instagram: @musicariumoficial

1ª Turnê Nacional – Musicarium Academia Filarmônica Brasileira

  • Joinville: 24 de julho, 19h – Teatro Coree Ernesto Hainzelmann
  • Curitiba: 29 de julho, 19h – Clube Curitibano Sede Concórdia
  • São Paulo: 31 de julho, 19h – MASP Auditório
Daniela Borsuk

Editora-chefe

Daniela Borsuk é editora-chefe do portal RIC.com.br. Formada pela PUC-PR, tem pós-graduação em Jornalismo Digital e cursos voltados à gestão e liderança. Trabalha com jornalismo hard news desde 2016. Atualmente se dedica a matérias das editorias de Segurança, Política, Cultura, Serviços e cobertura de casos de repercussão.

Daniela Borsuk é editora-chefe do portal RIC.com.br. Formada pela PUC-PR, tem pós-graduação em Jornalismo Digital e cursos voltados à gestão e liderança. Trabalha com jornalismo hard news desde 2016. Atualmente se dedica a matérias das editorias de Segurança, Política, Cultura, Serviços e cobertura de casos de repercussão.