A Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) se apresenta em três municípios do interior do Estado nesta semana. A primeira cidade a receber a OSP será Maringá, nesta quinta-feira (11), no Teatro Calil Haddad. O segundo espetáculo será nesta sexta-feira (12) em Apucarana, no Cine Teatro Fênix. A turnê encerra suas apresentações em Londrina, no sábado (13), na Catedral Metropolitana. O repertório é composto por obras de Edmundo Villani-Côrtes e de Beethoven. O concerto terá a participação especial do pianista Marco Antonio Almeida e a regência do maestro titular da OSP, Osvaldo Ferreira.

Esta é a segunda turnê da orquestra pelo interior do Estado este ano. Em maio, o grupo musical se apresentou em Foz do Iguaçu. “Esta é uma ação do Governo do Estado, que tem como objetivo criar oportunidade para que mais pessoas conheçam as atividades culturais desenvolvidas por meio do Teatro Guaíra”, diz Monica Rischbieter, diretora-presidente do Teatro Guaíra.

O mesmo repertório será apresentado nas três cidades, “Cinco Miniaturas Brasileiras – Prelúdio, Choro, Toada, Cantiga de Ninar e Baião” – do compositor mineiro Edmundo Villani-Côrtes. De Ludwig van Beethoven serão apresentadas duas obras: “Concerto para Piano nº 4 Para Piano e Orquestra” e “Sinfonia nº 4 em Si Bemol maior, OP. 60”.

Solista

O pianista paranaense, Marco Antonio Almeida, acompanha a Orquestra nas três apresentações. Conhecido internacionalmente por seu trabalho e dedicação à música brasileira, Almeida gravou CD com obras dos compositores: Ernesto Nazareth e Villa-Lobos. Foi premiado várias vezes em concursos nacionais e no exterior, como no Concurso de Piano de Covilhã (Portugal); Concurso de Piano Viotti (Itália) e Concurso de Piano Gina Bachauer (USA). Como intérprete de Mozart, apresentou-se em importantes festivais: “Würzburger Mozartfest”, “Kissinger Sommer”, “Klavierfestival Ruhr”e “Schleswig Holstein.
Serviço

Turnê da Orquestra Sinfônica do Paraná

Dia 11- Maringá
Teatro Calil Haddad (Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2500, Zona 5).

Dia 12 – Apucarana
Cine Teatro Fenix (Av. Curitiba,1215).

Dia 13 – Londrina
Catedral Metropolitana (Travessa Padre Eugênio Herter, 33, Centro).

Sempre às 20 horas
Regência: maestro Osvaldo Ferreira.
Solista (piano): Marco Antonio Almeida.
Repertório: “Cinco Miniaturas Brasileiras” (Prelúdio, Choro, Toada, Cantiga de Ninar e Baião), Edmundo Villani-Côrtes; “Concerto para Piano nº4 Para Piano e Orquestra” e “Sinfonia nº4em Si Bemol maior, OP.60”, Ludwig van Beethoven.