Uma galinha da cidade de Toledo, na região oeste do Paraná, botou um ovo em forma de “L”. A descoberta foi feita por Gustavo Weisheimer, um menino de seis anos que ficou eufórico quando achou o ovo no galinheiro. “Ele veio do quintal gritando a novidade. Ficou muito contente e curioso com o ovo diferente”, lembra a tia Cleide Weisheimer.
Segundo a família Weisheimer, é bastante comum encontrarem ovos de outras cores, mas um ovo com formato estranho nunca foi visto no sítio. “A gente acha ovo azul, verde, vermelho, até de tamanhos diferentes, mas todos são ovais”, analisou Cleide.
A zootecnista do Instituto Ovos Brasil, Tabatha Lacerda, afirma que o fenômeno é comum. As causas são variadas e vão desde um defeito no oviduto (orifício por onde passa o ovo), até estresse. “Falta de cálcio, fósforo e até o excesso de coloro na água dada ao animal, podem interferir no formato do ovo”, diz a especialista.
A tia de Gustavo pretende guardar o ovo inusitado por um tempo, mas depois vai quebra-lo pra descobrir se por dentro a clara e a gema são normais.
