Mesmo com as temperaturas mais baixas, a programação cultural da capital não para. Mais uma vez o Porta RIC Mais foi atrás de todo o agito da cidade para você se esquentar com aulas de dança, se emocionando com apresentações musicais, brincando com a criançada ou até curtindo um cineminha na companhia de uma pessoa querida. E não há desculpas para não sair de casa, a agenda só traz atrações gratuitas. Confira:

Para o público infantil:

O quê?
Sessão de pintura infantil

Quando?
Dia 13/06 (sábado), das 10h às 12h

Onde?
Na Rua XV de Novembro, ao lado do Bondinho da Leitura 

O quê?
Contação de histórias com Norma Calado

Quando?
Dia 20/06 (sábado), das 10h às 12h

Onde?
Na Regional Pinheirinho – Av. Winston Churchill, 2033, sala 25, no Capão Raso

O quê?
A Companhia Filhos da Lua apresenta a peça de bonecos “Tíbeti, o Gnomo”.

História:
A história se passa no sótão da casa da personagem Gabi, que propõe uma aventura para alegrar seu amigo Lucas, que estava entristecido por ter perdido sua avó, a bonequeira Dona Zeza. As duas crianças criam um mundo mágico em que, ajudadas pelo fantoche Tíbeti – o Gnomo, uma cigarra “bicho-grilo” e um tatu valente, partem para libertar a gnoma Francileide. A gnoma estava presa no buraco do Bicho-Podre – temido personagem que, simbolicamente, representa a tristeza. Lembranças agradáveis da avó Zeza e a relação saudável com o pai, além do afeto e lealdade da amiga Gabi, aparecem como estímulos para que Lucas decida mudar o seu estado de ânimo, recuperando a alegria e a vontade de se aventurar pelo imaginário das brincadeiras infantis.

Quando?
Dia 21/06 (domingo), às 11h

Onde?
No Teatro do Píá – Praça Garibaldi, 7, Palacete Wolf, no São Francisco

Para o público geral:

Cinema

O quê?
O ciclo de junho do Cineclube Sesi apresenta um dos nomes mais relevantes do cinema argentino. A diretora Lucrecia Martel tem seus principais longas conhecidos com sessões gratuitas nas quintas-feiras, às 19h30, na Sala Multiartes do Centro Cultural Sistema Fiep. A entrada é franca. Nesta semana será exibido o filme “A Menina Santa”.

História:
Amélia (Maria Alche) e Josefina (Julieta Zylberberg) têm 16 anos e moram na cidade de La Cienaga, na Argentina. Josefina pertence a uma família conservadora, enquanto a mãe de Amélia, Helena (Mercedes Morin), é divorciada e dirige um hotel. Certo dia, após um ensaio de coral, as duas garotas se reúnem na igreja local para conversar sobre fé, vocação e segredos sentimentais. Pouco depois Amélia conhece o doutor Jano (Carlos Belloso), que participa de uma conferência médica no hotel de sua família. O encontro leva a jovem a descobrir sua verdadeira vocação: salvar os homens do pecado.

Quando?
Dia 18/06 (quinta-feira), às 19h30

Onde?
Sala Multiartes – Centro Cultural Sistema Fiep – Av. Cândido de Abreu, 200

O quê?
A Cinemateca de Curitiba promove o lançamento do curta “A Entrevista” de 12 minutos, realizado por profissionais da rede municipal de ensino de Curitiba, durante o 5º Curso Prático de Cinema Digital da Cinemateca de Curitiba, em parceria com o projeto Educultura e a Secretaria Municipal da Educação de Curitiba.

História:
Desempregado bondoso e atrapalhado e suas desventuras em dia de entrevista para um emprego.

Quando?
Dia 19/06 (sexta-feira), às 19h30

Onde?
Cinemateca de Curitiba – Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174, no São Francisco

O quê?
A Cinemateca de Curitiba exibe alguns dos principais filmes de Glauber Rocha. Serão exibidos os quatro filmes mais premiados deste grande nome do cinema brasileiro – “Barravento” (dia 20, às 18h30), “Terra em Transe” (dia 20, às 20h10), “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (dia 21, às 18h30) e “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro” (dia 21, às 20h10). A entrada é gratuita.

Quando?
Dia 20/06 (sábado) e 21/06 (domingo), nos dois dias às 18h30 e às 20h10

Onde?
Cinemateca de Curitiba – Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174, no São Francisco

Música e Dança

O quê?
A Camerata Antiqua de Curitiba se apresenta com o Coro da Camerata Antiqua de Curitiba e Coro Harvard-Radcliffe Collegium Musicum. O programa contempla, entre outros, composições de Villa-Lobos, Chico Buarque, Greg Jasperse e Benjamin Britten.

Quando?
Dia 19/06 (sábado), às 20h

Onde?
Tribunal Regional de Trabalho do Paraná – Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 528, no Centro.

O quê?
O projeto Acorde na Casa do Centro Cultural Sesi apresenta uma experiência com a pluralidade de gêneros que permeia a apresentação da Duo no Plural. O Duo No Plural, formado pelo multi-instrumentista Deni Ribas e pela violinista e pianista Bia Cervellini, apresentam um repertório composto por temas autorais e releituras. Entre as misturas que integram suas composições, estão o samba, choro, rock, baião, música céltica e outras. Formado em 2014, o duo apresentou-se no SESC – Paço da Liberdade, Livraria Poetria e Teatro Paiol.

Quando?
Dia 20/06 (sábado), às 11h

Onde?
Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França – Avenida Marechal Floriano Peixoto, 458, no Centro

O quê?
A Casa Hoffmann traz a professora e descendente de ciganos Cecília Vela para o Aulão de Dança Cigana para a Terceira Idade. Na oportunidade serão repassados aos participantes alguns movimentos desta dança, juntamente com uma abordagem histórica da cultura cigana. Haverá ainda uma pequena apresentação de alunos integrantes de aulas regulares da dança e participação da profissional Cecília Vela.

Quando?
Dia 20/06 (sábado), das 14h às 16h

Onde?
Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento – Rua Claudino dos Santos, 58, no Largo da Ordem

O quê?
A cada quinze dias, sempre às sextas feiras, acontecem apresentações musicais com alunos e professores da Fundação Cultural de Curitiba do Núcleo Regional Pinheirinho para divulgar os cursos musicais da FCC. O espaço também é aberto a artistas locais com composições próprias, dessa maneira, oportunizando à estes mostrarem seu talento aos usuarios de serviços e funcionários da Rua da Cidadania do Pinheirinho.

Quando?
Dia 19/06 (sexta-feira), das 8h15 às 8h35

Onde?
Espaço Cultural na Regional Pinheirinho  –  Av. Winston Churchill, 2033, sala 25, no Capão Raso

Teatro

O quê?
A peça “Catatau – A justa Razão aqui delira” entra em cartaz na próxima quinta-feira (18), às 20h, no Teatro Novelas Curitibanas. Viabilizada pelo edital “Teatro para adultos” do Fundo Municipal da Cultura, a produção fica em cartaz até o dia 19 de julho com exibições de quinta-feira a domingo.

História:
Com a direção de Octavio Camargo, iluminação de Beto Bruel, criptodramaturgia de Glerm Soares e produção de Jewan Antunes, a montagem reúne fragmentos de Catatau e aborda diferentes aspectos desta obra de Paulo Leminski. O romance escrito entre 1967 e 1975, auge da ditadura militar, se coloca também como obra de resistência, reafirmando a liberdade da linguagem em períodos de repressão.

Um dos trechos do romance presente na peça é visita fictícia de Renatus Cartésius ao Brasil no século 17, metáfora para o desenvolvimento do conceito de brasilidade na Europa, que ganha vulto a partir da publicação da enciclopédia Brasiliae, do naturalista George Marcgraf.

Quando?
Dia 18/06 a 19/07 (de quinta a domingo), sempre às 20h

Onde?
Teatro Novelas Curitibanas – Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1222, no São Francisco

Visual

O quê?
A Portfolio Escola promove um bate-papo com Eduardo Melo ‘Artestenciva’, um dos principais nomes da arte de rua na atualidade. Artestenciva começou a produzir arte em meados de 2005, e nunca mais parou. No início, só fazia estêncil de uma camada por ser mais prático para se levar para a rua. Mas com o passar dos tempos e com a evolução da técnica e processo criativo, aprendeu a fazer estêncil de multicamadas. Já participou de exposições no Brasil, Berlim, Austrália e Itália. Seu trabalho mais recente vem da série “Híbrido”, que tem por característica a junção de animais com seres humanos. Tem preferência por prédios abandonados, fábricas e tudo mais que esteja em ruínas. No entanto, uma arte sua que chama muito a atenção está à mostra no centro de Curitiba, perto do Teatro Guaíra, na lateral de um edifício da Rua Xv de Novembro. É um stencil gigante com imagem do ator Jack Nicholson, com a seguinte frase citada no filme O Iluminado, dirigido por Stanley Kubrick: “Só trabalho sem diversão faz do Jack um bobão!”

Quando?
Dia 19/06 (sexta-feira), às 10h

Onde?
Largo da Ordem

Poesia

O quê?
A Feira do Poeta ocupa o mesmo espaço onde, durante mais de três décadas, revelou talentos e contribuiu para divulgar a produção poética, ao lado da Casa Romário Martins, no Largo da Ordem. A Feira se integra a outras iniciativas de apoio à poesia, como os encontros “Cutucando a inspiração”, que acontece no Teatro Universitário de Curitiba – TUC, e os Saraus Populares promovidos em espaços comunitários de toda a cidade. A iniciativa funciona durante a semana e aos domingos, oferecendo mais esta opção cultural para os frequentadores da Feira de Artesanato. As inscrições devem ser feitas neste link.

Quando?
Dia 21/06 (domingo), às 19h30

Onde?
No auditório do NEX Coworking – Rua Francisco Rocha, 198, no Batel