Novos espaços irão ser construídos no Passeio Público, em Curitiba. O local vai receber uma grande área destinada às crianças, praça de alimentação, mais ciclovias, novos jardins, uma Praça da Música, revitalização dos viveiros e do espaço da feira de orgânicos, além de uma torre de observação para melhorar a segurança.
As intervenções fazem parte do projeto de requalificação do Passeio Público, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e apresentado em audiência pública realizada na Câmara Municipal nesta segunda-feira (17).
O projeto tem objetivo de reaproximar a comunidade do Passeio Público, por meio de intervenções que tragam mais segurança ao local, resgatem a importância histórica do primeiro parque de Curitiba e possibilitem uma gama maior de atividades e atrações.
Entre as intervenções propostas estão a consolidação de duas ciclovias – a externa, já existente, e outra interna, ao lado da pista de caminhada. A ciclovia interna e a pista de caminhada deverão ter, cada uma, cerca de 3,5 metros de largura. Para aumentar as áreas destinadas a pedestres e ciclistas, a circulação de veículos dentro do Passeio Público será limitada apenas a um local específico para carga e descarga e área de estacionamento de ônibus escolares.
Os postos da Polícia Militar e da Guarda Municipal serão deslocados para a área externa. Dessa forma, além de eliminar o tráfego de viaturas, haverá a possibilidade de ações policiais preventivas no entorno do Passeio. A segurança pública também será ampliada com a instalação de uma torre de observação, na parte central do parque, o que permitirá um monitoramento mais efetivo.
Na área destinada às crianças será instalado um novo playground e um jogo interativo por meio do qual os pequenos irão conhecer a geografia e a história de Curitiba que poderão ser “contadas” pelas aves do Passeio. Os viveiros de pássaros e de quelônios também deverão ser revitalizados.
Já o espaço destinado à feira de produtos orgânicos será ampliado e equipado com pontos de água e luz, além de proteção contra a chuva para os clientes que estiverem posicionados diante das barracas. De acordo com a proposta do Ippuc, a Feira de Orgânicos poderá ter sua periodicidade ampliada, ocupando outros dias da semana além do sábado, de acordo com a avaliação dos feirantes.
Na área central do Passeio Público serão implantados os Jardins das Cores – formados por alamedas repletas de canteiros multicoloridos, preenchidos com flores da estação. Envolvida pelos jardins floridos será instalada a Praça da Música, com espaço para a apresentação de concertos e outros espetáculos. Complementando a proposta artística, o palco flutuante deverá ser reformado.
Praça de alimentação
Outra grande mudança está prevista para a área do atual restaurante. O projeto do Ippuc propõe uma praça de alimentação que possa atender a vários públicos e conte também com pratos da culinária regional.
Além da criação da Alameda dos Enxadristas, valorizando os jogos de damas e xadrez, o piso a partir do antigo portal de entrada do Passeio será todo refeito com uma brincadeira temática. A ampliação do paisagismo também propõe a implantação de um novo espelho d´água. O espaço destinado ao aluguel de bicicletas será mantido e poderá disponibilizar outros serviços para os ciclistas. Por fim, o projeto do Ippuc sugere a criação de uma área permanente de exposições, onde poderão ser exibidas fotografias e obras de artistas plásticos.