Curitiba - A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou nesta quinta-feira (13), o projeto de lei que propõe a revitalização da Pedreira do Atuba, promovendo atividades recreativas e
culturais. Além disso, o nome do espaço foi alterado para ‘Pedreira Ivo Rodrigues’, em homenagem a um dos maiores nomes da música paranaense.

Pedreira do Atuba
A revitalização da Pedreira do Atuba é meta antiga do Governo do Estado do Paraná, que realizou duas consultas públicas para a concessão do espaço em 2024. (Foto: Gabriel Hubner/AMEP)

Na divisa entre Curitiba e Colombo, a Pedreira possui aproximadamente 100 mil metros quadrados de extensão. O local, com paredões rochosos, áreas verdes e campos abertos, é considerado um espaço ideal para lazer, esportes e eventos culturais.

A revitalização projeta que a ‘Pedreira Ivo Rodrigues’ fortalecerá o turismo e a identidade musical do Paraná, se tornando também um local de contato com a natureza aos visitantes, ao mesmo tempo que celebra a memória do artista.

História de Ivo Rodrigues

Nascido em Porto Alegre, Ivo Rodrigues mudou-se para Curitiba ainda na infância e desde cedo demonstrou talento musical, participando de programas de auditório, rádios e competições de calouros. Em 1966, aos 17 anos, venceu o “Troféu Barra Limpa” da TV Paranaense, na categoria de melhor cantor.

A partir da década de 1970, assumiu os vocais da banda A Chave, uma das precursoras do rock no Paraná. O grupo dividiu palco com grandes nomes da música brasileira, como Os Mutantes e Rita Lee, consolidando sua relevância na cena nacional.

Em 1979, com o fim da banda, foi convidado a integrar a Blindagem, tornando-se referência no rock paranaense. A Blindagem é um dos maiores símbolos culturais do Paraná, sendo a primeira banda a gravar um DVD com uma Orquestra Sinfônica. O álbum de estreia, lançado em 1981, é considerado um clássico e um dos primeiros a abordar questões ecológicas no Brasil, em parceria com o poeta Paulo Leminski.

“Ivo deixou um legado inestimável, com centenas de composições e uma profunda influência na cultura paranaense. Sua amizade e parceria com Leminski resultaram em uma fusão única entre música e poesia, que reverberou além das fronteiras do estado. Assim como Leminski foi homenageado com a Pedreira Paulo Leminski, é justo que também receba esse reconhecimento”, afirma o deputado Paulo Gomes (PP), autor do projeto.

*Com supervisão de Jorge de Sousa.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Caio Yuke

Estagiário de jornalismo

Caio Yuke, estagiário cursando o 8º período do curso de jornalismo da PUCPR, com o trabalho voltado principalmente às áreas de Loterias e Esportes, além de atualizações de 'onde assistir' aos jogos.

Caio Yuke, estagiário cursando o 8º período do curso de jornalismo da PUCPR, com o trabalho voltado principalmente às áreas de Loterias e Esportes, além de atualizações de 'onde assistir' aos jogos.