A cantora Preta Gil morreu neste domingo (20) no momento em que se preparava para retornar ao Brasil. A artista estava nos Estados Unidos desde 13 de maio, quando iniciou um tratamento experimental em dois centros de medicina, o Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova Iorque, e o Virginia Cancer Institute, em Washington. Entretanto, com a piora no quadro clínico nos últimos dias, a artista havia decidido que retornaria ao Brasil nesta semana.

Durante o tratamento nos Estados Unidos, Preta Gil recebeu visita de muitos familiares e amigos. Porém, quando descobriu que a situação estava muito delicada, a cantora revelou o desejo de retornar ao Brasil para uma última despedida a pessoas que não puderam visitá-la durante o tratamento.
O portal R7 destacou que neste domingo (20), Preta Gil já estava a caminho do aeroporto quando passou mal, precisou ser levada a um hospital e não resistiu. Uma das melhores amigas de Preta, a atriz Carolina Dieckmann, estava nos Estados Unidos no momento da morte da cantora.
Preta Gil morreu durante tratamento contra câncer
A cantora Preta Gil morreu neste domingo (20), aos 50 anos. A artista enfrentava um tratamento contra câncer colorretal, diagnosticado em janeiro de 2023. Preta anunciou o diagnóstico após exames que detectaram um tumor adenocarcinoma na porção final do intestino. O tratamento inicial incluiu cirurgia e sessões de radioterapia, além de procedimentos como histerectomia total abdominal (remoção do útero) e amputação do reto.

Em agosto de 2024, Preta celebrou seus 50 anos lançando o livro Preta Gil: Os primeiros 50. Na ocasião, demonstrou esperança para o futuro, afirmando estar cheia de energia e pronta para “mais cinquenta anos que só estão começando”.
Porém, ainda em agosto, a cantora retomou a quimioterapia devido à recidiva do câncer em quatro locais diferentes, incluindo linfonodos, metástase no peritônio e um nódulo no ureter. Em novembro, enfrentou dores abdominais causadas por cálculos renais que entupiram seu cateter, o que a obrigou a interromper o tratamento para passar por cirurgia.
Após 55 dias internada, recebeu alta em 11 de fevereiro e seguiu para casa para dar continuidade à reabilitação. Em março, foi liberada para aproveitar o carnaval em Salvador, onde participou do Camarote Expresso 2222, comandado pelo pai, e realizou um banho de mar — momento que compartilhou nas redes sociais.
Em maio de 2025, Preta se mudou para os Estados Unidos onde iniciou um tratamento experimental. Após quase três meses, a artista morreu na tarde deste domingo (20).
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.