A RICTV Record celebra o Ano da Alemanha no Brasil com a exibição do telefilme O Amor e A Morte, nesta sexta-feira (20). A produção é inspirada na obra do escritor alemão Thomas Mann (1875 – 1955), Nobel de Literatura em1929.

O projeto faz parte do Especial Record de Literatura e tem autoria de Marcílio Moraes, com Floriano Peixoto e Giuseppe Oristânio no elenco. Na trama, personagens se reúnem para celebrar a amizade e revisitar suas histórias.

E a escolha de Thomas Mann, autor do célebre livro A Montanha Mágica, como referência não foi ao acaso. O escritor, entre os maiores do século XX, é filho de uma brasileira: a também escritora Júlia da Silva Bruhns (1851 – 1923), nascida no Rio de Janeiro.

O Brasil chegou a Mann por via materna.

Terra Mátria
O professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Paulo Soethe, foi a fundo na pesquisa sobre a família de Mann e os vestígios brasileiros.

Em parceria com o neto do autor alemão, Frido Mann, e o pesquisador Karl-Josef Kuschel, publicou o livro “Terra Mátria – A Família de Thomas Mann e o Brasil”, que investiga as influências que o país exerceu sobre sua mãe, Julia Mann, e as gerações seguintes da família, em especial na obra de Thomas.

Paulo Soethe lembra que Thomas Mann é um autor que sempre teve uma boa recepção entre o público brasileiro, mas a revelação de suas raízes estreitaram ainda mais a relação do escritor com o Brasil.

O estudo, lançado pela editora Civilização Brasileira em 2013, combina pesquisa histórica, documental e uma reflexão literária.Cartas apresentam a relação que Mann teve com intelectuais brasileiros, como Sérgio Buarque de Hollanda, Gilberto Freyre e Érico Veríssimo.

“Thomas Mann já rendeu muito no cinema e até mesmo em série televisiva”, diz o professor, referindo-se a uma produção alemã já veiculada naquele país. Sobre O Amor e a Morte, Paulo Soethe acredita que será um projeto de qualidade, com uma leitura fiel da obra do autor.

Assista abaixo uma prévia do que vai ao ar nesta sexta-feira:

 

Serviço

O Amor e A Morte
Telefilme baseado na obra de Thomas Mann
Autor: Marcílio Moraes
Sexta-feira (20) – Após Câmera Record