“Faça o que gosta”. Esse é o principal segredo para conquistar o sucesso profissional e que foi seguido à risca pelo chargista curitibano Francis de Cristo. Aos 26 anos de idade, seus desenhos ganham cada vez mais visibilidade na cidade e conquistam um número cada vez maior de apreciadores entre os profissionais ligados ao mercado publicitário.

Talentoso, Francis fechou os ouvidos àqueles que diziam que ele nunca ganharia dinheiro como chargista, seguiu seus instintos e correu atrás de seus sonhos. Atualmente, junto com a esposa Carina de Cristo, ele é responsável pelo estúdio Pinta Gribita, com sede na capital. Francis e Carina formam a dupla perfeita: ele entra com a criatividade e ela com a organização, ficando responsável pela parte administrativa e financeira da empresa.

“Muitos amigos meus que trabalhavam com charge abandonaram a atividade e conseguiram empregos fixos com o objetivo único de ganhar dinheiro. Eu persisti e hoje começo a colher os frutos do trabalho. É preciso ralar muito e ter bastante determinação, mas vale a pena”, diz.

Francis desenha desde a infância. Ele descobriu que realmente tinha talento para a coisa aos 10 anos de idade, quando reproduziu com perfeição um retrato dele mesmo aos seis anos. O desenho, que ficou guardado por muitos anos, foi recentemente reencontrado pelo artista e emoldurado. Hoje, a predileção de Francis é pela criação de personagens. Em seus trabalhos, ele usa principalmente grafite, aquarela e lápis de cor.