Os espetáculos da 23ª edição do Festival de Teatro de Curitiba começam na quarta-feira (26), mas a abertura oficial será realizada nesta terça (25), com a cerimônia e o espetáculo internacional “El Hombre Venido de Ninguna Parte”, da companhia chilena La Gran Reyneta. A festa de abertura está marcada para às 19 horas no Expo Renault Barigui.

A edição deste ano do Festival traz 34 espetáculos na Mostra principal e outros 400 na edição da Mostra Fringe, que oferece descontos para o público nas peças dos grupos curitibanos. O Festival de Curitiba inclui também o Guritiba – programação teatral para crianças -, Gastronomix – a quermesse de alta gastronomia -, Mish Mash – a mostra de variedades – e o Risorama – o festival de stand up comedy. Ao todo, 430 companhias de 19 estados brasileiros e de quatro países estarão se apresentando na capital até o dia 6 de abril.

Três espetáculos abem o Festival nesta quarta-feira

O espetáculo Concreto Armado sobe no palco do Teatro Paiol às 21horas desta quarta. A obra apresenta uma professora e sua turma de alunos de Arquitetura e Urbanismo durante a Copa do Mundo de 2014, no Rio de Janeiro. Em meio a uma pesquisa sobre Preservação e Restauração do Patrimônio Edificado, os alunos investigam a arquitetura do estádio Maracanã, paralelamente à crescente truculência que assola a cidade e o país.

Também às 21 horas, o espetáculo 2X Matei se apresenta no Guairinha. Com título irônico e divertido, o espetáculo consiste na montagem de dois textos do notório autor romeno Matéi Visniec. “O último Godot” e “O Rei, o Rato e o Bufão do Rei” são encenados apresentando refinado humor e ironia às relações hierárquicas, tanto num regime político como na própria produção teatral.

Fechando o primeiro dia de apresentações, o espetáculo Espelho para Cegos sobe ao palco do Teatro da Reitoria também às 21 horas. Inspirado no livro “Teatro Decomposto ou O Homem-Lixro”, do dramaturgo romeno Matéi Visniec, o espetáculo aborda temas como a decomposição das relações humanas, a solidão, o controle social, o aprisionamento e outros entraves contemporâneos. As metáforas de Visniec aguçam uma percepção sensível e aguçada, com muitas possibilidades associativas e interpretativas.

Confira a programação dessas peças do Festival de Teatro de Curitiba na nossa agenda cultural.