Perto de completar um ano de existência, as Tubotecas de Curitiba contabilizam quase 40 mil obras em seu acervo. O primeiro tubo a receber o projeto, no dia 28 de março de 2013, foi a Estação Praça Rui Barbosa. O número foi alcançado muito em função das parcerias realizadas pela Fundação Cultural de Curitiba com empresas e por doações de pessoas físicas.

As Tubotecas são pequenas bibliotecas que funcionam dentro das estações-tubo para estimular a leitura dos usuários do transporte coletivo da cidade. Quem passa pelo local pode fazer a leitura de graça das obras enquanto espera o ônibus ou pode ainda emprestar o livro para levar para casa e devolver em qualquer estação que funcione a Tuboteca.

Atualmente cinco estações recebem o projeto: Estação Praça Rui Barbosa, Estação Central, Estação Praça Carlos Gomes, Estação Carlos Gomes e Estação Marechal.

Os interessados em doar livros devem se direcionar até a Fundação Cultural de Curitiba, localizada na Rua Engenheiros Rebouças, 1.732 (Rebouças), no IPPUC, instalado na Rua Bom Jesus, 669 (Juvevê) e na sede da Prefeitura, na Avenida Cândido de Abreu, 817 (Centro Cívico). Livros didáticos, técnicos, religiosos, jornais e revistas não serão aceitos como doação.