A cantora Preta Gil morreu no último domingo (20), em decorrência de um câncer contra o qual passava por tratamento desde quando foi diagnosticada, em 2023. A última vez em que ela cantou diante do público foi ao lado do pai, Gilberto Gil, no Allianz Parque, em São Paulo, há cerca de três meses.

A cantora precisou se afastar dos palcos por conta da doença, retornando para algumas poucas apresentações em 2024, a última no início de agosto.
Em 30 de março de 2025, participou do Domingão Com Huck, quando cantou algumas músicas, incluindo um cover de Brasil, tema da novela Vale Tudo.
Foi no mês seguinte, em 27 de abril, que Preta Gil faria sua despedida do público. Ao lado do pai, Gilberto, cantou a música Drão, feita em homenagem à sua mãe, Sandra Gadelha. Veja o vídeo abaixo.
Morte de Preta Gil: a luta contra a câncer
Preta anunciou o diagnóstico após exames que detectaram um tumor adenocarcinoma na porção final do intestino. O tratamento inicial incluiu cirurgia e sessões de radioterapia, além de procedimentos como histerectomia total abdominal (remoção do útero) e amputação do reto.
Em junho de 2023, Preta foi liberada para retomar os palcos, participando de uma turnê com o pai, Gilberto Gil.
Em agosto de 2024, Preta celebrou seus 50 anos lançando o livro Preta Gil: Os primeiros 50. Na ocasião, demonstrou esperança para o futuro, afirmando estar cheia de energia e pronta para “mais cinquenta anos que só estão começando”.
Porém, ainda em agosto, a cantora retomou a quimioterapia devido à recidiva do câncer em quatro locais diferentes, incluindo linfonodos, metástase no peritônio e um nódulo no ureter. Em novembro, enfrentou dores abdominais causadas por cálculos renais que entupiram seu cateter, o que a obrigou a interromper o tratamento para passar por cirurgia.
Em dezembro, Preta realizou uma cirurgia complexa de aproximadamente 18 horas para remoção de tumores, seguida de 10 dias na UTI do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Durante sua recuperação, recebeu visitas de familiares e amigos, mantendo contato com o público pelas redes sociais. Passou a virada do ano acompanhada pelo pai, a madrasta Flora Gil e outros parentes.
Em janeiro de 2025, Preta deu continuidade à recuperação com fisioterapia e anunciou a colocação de uma bolsa de colostomia definitiva, explicando aos seguidores os desafios da adaptação.
Ainda internada, passou por um novo procedimento cirúrgico para correção de rompimento de pontos em fevereiro, mas continuou falando abertamente sobre o câncer para combater o estigma da doença, enfatizando a importância do diagnóstico precoce.
Após 55 dias internada, recebeu alta em 11 de fevereiro e seguiu para casa para dar continuidade à reabilitação. Em março, foi liberada para aproveitar o carnaval em Salvador, onde participou do Camarote Expresso 2222, comandado pelo pai, e realizou um banho de mar — momento que compartilhou nas redes sociais.
No dia 8 de março, Preta foi internada na UTI do Hospital Aliança Star para tratar uma infecção urinária, tranquilizando seus fãs sobre seu estado de saúde.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui