O maestro paranaense Waltel Branco apresentará, na capital, pocket show Waltel para tod@s, que além de integrar a programação do Palco Carlos Gomes – sábado (9), às 19 horas – será apresentado durante esta semana e na próxima em vários bairros, principalmente em escolas públicas, dando oportunidade aos jovens de conhecer de perto o próprio Waltel e entender a sua importância na música brasileira.
O evento também contará com a cantora Rogéria Holtz e uma banda formada por Endrigo Bettega (bateria), Guto Horn (piano), Fred Pedrosa (baixo acústico e elétrico), Carla Zago (violino) e Guilherme Efrom (trombone).
O jovem músico Ravi Brasileiro, que irá promover as atrações, tem como intuito fazer uma ponte entre gerações, apresentando também composições próprias e seus arranjos para obras de Waltel. Estudante de Relações Públicas na PUC-PR, Ravi tem trilhado o seu caminho artístico produzindo um som repleto de ritmos e sonoridades, em que a brasilidade está sempre presente.
Waltel Branco
O maestro é o grande homenageado desta edição da Corrente Cultural. Nascido em Paranaguá, em 22 de novembro de 1929, Waltel Branco deixou sua terra para se tornar um dos maiores nomes da música popular, reconhecido e respeitado por artistas internacionais. Percorreu Cuba, Estados Unidos, Europa e Japão levando a música brasileira.
Compositor, arranjador, violonista, guitarrista, produtor e professor, atuou ao lado de Nat King Cole, Dizzy Gillespie, Bento Mossurunga, Tom Jobim, Roberto Carlos, Tim Maia, Baden Powell, Quincy Jones e Henry Mancini – com quem compôs, há 50 anos, a sua obra mais famosa – os arranjos do tema de “A Pantera Cor-de-Rosa”. Fez trilhas para cinema e televisão. Foi um mestre para muitos artistas. Na semana passada, numa das homenagens da Corrente Cultural, recebeu de presente uma guitarra autografada de Djavan, que reconhece Waltel como o grande incentivador de sua carreira.
Todo esse talento, no entanto, ainda é pouco reconhecido no Paraná. Daí a homenagem especial da Corrente Cultural e o projeto de Ravi Brasileiro, para que a obra de Waltel não fique restrita aos meios musicais, mas ganhe os aplausos dos curitibanos e paranaenses.
Confira o roteiro de apresentações do pocket show Waltel para Tod@s:
Dia 4 de novembro (Segunda-feira)
20h – Rua da Cidadania do Carmo (Av. Marechal Floriano Peixoto, 8430 – Boqueirão).
Dia 5 de novembro (Terça-feira)
14h – Colégio Estadual Flavio Ferreira da Luz (Rua João Cislinsky, s/nº – Sítio Cercado).
Dia 6 de novembro (Quarta-feira)
14h – Colégio Estadual Amâncio Moro (Rua Pres. Washington Luis, 620 – Jardim Social).
Dia 7 de novembro (Quinta-feira)
9h – Escola Municipal Nynpha Maria da Rocha Pepelow (Rua Batista Pessine, 933 – Vista Alegre – Mercês);
16h – Escola Municipal São Miguel (Rua Antonio Reinaldo Zanon Nº 175 – Santa Helena – CIC).
Dia 8 de novembro (Sexta-feira)
16h – Colégio Estadual do Paraná (Av. João Gualberto, 250 – Salão Nobre – Alto da Glória).
Dia 11 de novembro (Segunda-feira)
8h – Colégio Estadual João Mazarotto (Rua Santa Regina, 665, Vila Ipiranga – Capão Raso);
14h – Pequeno Cotolengo – Dom Orione (R. José Gonçalves Jr, 140 – Campo Comprido).
Dia 13 de novembro (Quarta-feira)
20h – Escola Municipal Cel. Durival de Britto e Silva (Rua Emílio Bertolini, 44 – Cajuru).
Dia 14 de novembro (Quinta-feira)
14h – CEI Professor Lauro Esmanhoto (Rua Affonso Baroni, 175 – Pilarzinho).
A Corrente Cultural 2013 é uma realização da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), Sesi-PR, Fecomércio-PR/Sesc-PR e demais parceiros.