O cantor Zeca Pagodinho lamentou a morte do sambista Arlindo Cruz, a qual chamou de “cumpadre”, em vídeo postado nas redes sociais.

Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz durante show
Cantores nasceram com penas cinco meses de diferença. (Foto: Reprodução/Instagram Zeca Pagodinho)

“Morre hoje o meu compadre, meu parceiro e meu amigo Arlindo Cruz! Que Deus te receba de braços abertos! Sofreu muito e agora merece descansar um pouco! Vá com Deus, meu compadre!”, disse Zeca Pagodinho.

Além de “cumpadres” e amigos, Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz nasceram com menos de cinco meses de diferença. Arlindo faria 67 anos em 14 de setembro, enquanto Zeca completará 67 anos em 4 de fevereiro.

Relembre trajetória de Arlindo Cruz, “cumpadre” de Zeca Pagodinho

Imagem de Arlindo Cruz.
Arlindo Cruz deixou um grande legado na música (Foto: Reprodução/redes sociais)

Arlindo Domingos da Cruz Filho foi um dos maiores sambistas brasileiros, e iniciou a carreira em 1981, quando participava de rodas de samba do Cacique de Ramos, junto com artistas como Jorge Aragão e Almir Guineto.

Em 1990, trabalhando como compositor, Arlindo Cruz teve diversos sucessos que foram gravados na voz de outros artistas, até que começou a cantar as próprias composições e entrou para o grupo Fundo de Quintal, onde permaneceu por cerca de 12 anos.

Após deixar o Fundo de Quintal em 1993, iniciou carreira solo e formou uma parceria de sucesso com Sombrinha nos anos 1990 e início dos 2000. 

Sucessos de Arlindo Cruz

Arlindo Cruz foi homenageado pela família
Cerimônia de entrega do “6* Prêmio Rival Petrobras de Música 2008” (Foto: TASSO MARCELO/AGENCIA ESTADO/AE)

Entre as músicas mais famosas de Arlindo Cruz estão “O Show Tem Que Continuar”, “Meu Lugar”, “Vai Vadiar” e “Tatuagem”, que se tornaram verdadeiros hinos do gênero.

Arlindo compôs diversos sambas-enredo para escolas de samba do Rio de Janeiro como Império Serrano, Grande Rio e Vila Isabel. Foi indicado cinco vezes ao Grammy Latino e recebeu prêmios como o Estandarte de Ouro e o Prêmio da Música Brasileira.

Problemas de saúde de Arlindo Cruz

Em 2017, Arlindo Cruz sofreu um AVC hemorrágico que interrompeu a carreira. O músico seguiu com o tratamento intensivo.

O sambista também era portador de uma doença autoimune, e por isso utilizava sonda para se alimentar.

foi lançado o livro O Sambista Perfeito, de Marcos Salles, reunindo histórias de sua infância, carreira e depoimentos de familiares e amigos, reforçando seu papel como um dos grandes nomes da cultura brasileira.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.