Curitiba - O Teatro Positivo, em Curitiba, recebe, na próxima segunda-feira (8), o Concerto de Natal da Orquestra Infantojuvenil Alegro e Grande Coro. A apresentação é gratuita e marca a estreia da obra “Natal Brasileiro”, criada pelo compositor curitibano Mateus Brandão.

A peça é baseada no conto “Natal Brasileiro”, de Júlia Lopes de Almeida, publicado no início do século XX. O texto retrata a celebração natalina no país, com suas tradições, simplicidade e afeto. A versão musical busca traduzir, por meio de ritmos brasileiros, a atmosfera afetiva proposta pela autora
O concerto também reúne clássicos natalinos e peças sinfônicas interpretadas pelas crianças e adolescentes da Orquestra Infantojuvenil Alegro. Com o apoio da Itaipu Binacional, o evento conta com voluntários de diversas instituições de Curitiba e Região Metropolitana.
Natal da Orquestra Infantojuvenil Alegro homenageará Júlia Lopes de Almeida
O espetáculo também presta homenagem a Júlia Lopes de Almeida, uma das escritoras mais importantes e pioneiras da literatura brasileira. Ela enfrentou barreiras e preconceitos, tendo sido excluída da Academia Brasileira de Letras, apesar de ter sido uma de suas idealizadoras. Júlia se destacou por abordar temas sociais e pela defesa da atuação feminina na arte e na educação.
A atriz e cantora Helen Tormina dará vida a Júlia Lopes de Almeida, narrando o conto que inspirou a nova composição. Ela afirma que “ser solista nesse espetáculo significa dar corpo e voz a uma mulher que, em sua época, já lutava por um espaço de fala.” Segundo a artista, a encenação reforça a ligação entre diferentes mulheres que atuam na cultura nacional.
A Associação Musical Alegro atua com educação musical de excelência para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social desde 2016. Atualmente, a entidade atende cerca de 450 jovens de Curitiba, Almirante Tamandaré e Lapa, no Paraná, Barbacena (MG), e São Paulo (SP). Além da Orquestra Infantojuvenil, o projeto também oferece aulas gratuitas de instrumentos, musicalização e canto coral.
*Com supervisão de Jorge de Sousa
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.