O filme brasileiro “O Agente Secreto” foi o grande vencedor do Critics Choice Awards na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. A premiação, que é um dos termômetros ao Oscar 2026, ocorreu neste domingo (4) em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Essa é a primeira vez que um filme do Brasil vence na categoria. O longa dirigido por Kleber Mendonça Filho concorreu ao prêmio contra “Foi Apenas um Acidente” (Irã/França), “A Garota Canhota” (Taiwan), “No Other Choice” (Coreia do Sul), “Sirât” (Espanha) e “Belén” (Argentina).
O Agente Secreto narra a história de Marcelo, interpretado pelo ator Wagner Moura, um especialista em tecnologia que se muda de São Paulo para Recife nos anos 1970 e, em pouco tempo, começa a desconfiar que está sendo espionado por seus vizinhos.
Moura também concorria na categoria de Melhor Ator, mas a premiação ficou com Timothée Chalamet pela interpretação em Marty Supreme.
“O Agente Secreto” também é cotado para vencer na categoria de melhor filme internacional no Globo de Ouro – o grande termômetro ao Oscar -, no próximo domingo (11).
O Agente Secreto no Oscar 2026
Vale lembrar que o filme brasileiro foi um dos 15 selecionados à pré-lista do Oscar 2026, na categoria de melhor filme internacional, e em Melhor Direção de Elenco, com Kleber Mendonça Filho.
Os cinco finalistas em cada categoria serão conhecidos em 22 de janeiro. A cerimônia de premiação do Oscar 2026 está marcada para 15 de março, no Dolby Theatre, em Los Angeles.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.